Os problemas ambientais têm sido tema recorrente nos noticiários. Na escola, é de fundamental importância abordar o meio ambiente e as consequências das atividades humanas para a sua degradação. Ao trabalhar esse tema em sala de aula é necessário utilizar metodologias a fim de promover a sensibilização dos alunos, que são agentes participativos do processo de conservação.
A EMBASA como empresa pública responsável que tem a missão de garantir o acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, juntamente com o Consórcio Telar Tejofran II, promoveram palestras, caminhada ecológica e plantação de mudas nativas, em parceria com a Secretaria de Educação, e o departamento Municipal de Meio Ambiente. As ações envolveram aproximadamente 300 alunos do Colégio São Vicente de Paulo, do Bairro Centenário e são parte das ações previstas no Projeto “Agente do Meio Ambiente: em favor dos lagos e da gente”, que está sendo desenvolvido com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre os problemas de degradação dos lagos e a necessidade de cada um em se tornar um agente do meio ambiente contribuindo para reverter essa situação.
A caminhada realizada chamou a atenção da população do bairro Centenário e Tropical para a importância de sua participação no combate ao hábito de jogar lixo a céu aberto e nos lagos, como também no combate a ocupação irregular na margem dos lagos, que se continuar inviabilizará a ligação dessas invasões na rede de esgotamento sanitário em processo de implantação, bem como dificultará a manutenção da rede, impedindo assim que os lagos, por hora eutrofizados, voltem a se revitalizados.
As informações são da Assessoria de Comunicação da EMBASA