Segundo informações do Diretor Adjunto do Presídio Regional de Paulo Afonso-BA Sandro José Gomes, “hoje o presídio regional tem 222 presos, tendo 159 em regime provisórios aptos a votar. Sendo 143 homens e 16 mulheres”.
No dia 27 de abril o Cartório da 84ª Zona Eleitoral de Paulo Afonso estará realizando um cadastramento para os presos que desejarem votar nas Eleições Municipais de 2012. O voto para o preso provisório é facultativo.
Sandro Gomes e Carlos Belíssimo – Diretores do Presídio de P.A
No estado da Bahia aproximadamente quatro mil detentos estão aptos a votarem nas próximas eleições municipais. Essa medida será oficializada no dia 13 de abril quando a Secretaria de Justiça a Defensoria Pública enviarão um documento ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reivindicando o direito da regularização dos títulos eleitorais dos presos provisórios. O projeto prevê a disponibilização de uma urna eletrônica para cada unidade prisional, que possua preso provisório, incluindo capital e interior, cada urna terá capacidade para coletar 400 votos
Serão disponibilizadas todas as informações necessárias para que o TRE possa fazer essa logística. Caso a proposta seja aceita pelo Tribunal, pela primeira vez na história da Bahia presos provisórios terão a possibilidade de exercer seu direito de cidadão nas eleições municipais. Em 2010, aproximadamente 1.600 presos votaram nas eleições gerais.