Única cidade da Bahia com população acima de cem mil habitantes que não possui uma unidade fixa do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), Paulo Afonso sofre com a ausência da oferta de serviços de emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, título de eleitor, carteira de habilitação, antecedentes criminais e intermediação para o trabalho.
Os pauloafonsinos se vêem hoje obrigados a cruzar as fronteiras do município para obterem a maioria dos documentos acima mencionados, embora Paulo Afonso seja a cidade polo da região.
Em recente viagem a Salvador o vereador Ozildo Alves reuniu-se com o deputado estadual Mário Negromonte Júnior e solicitou do parlamentar total empenho na intermediação do SAC junto ao Governo do Estado. Ozildo entregou ao deputado, documentos cujos anexos ilustravam o descontentamento dos munícipes, através de e-mails enviados ao seu site, com tão vergonhosa situação.
Em resposta o vereador ouviu do deputado que de sua parte não vai faltar apoio, pois ele é sabedor da necessidade de uma unidade do SAC fixo em Paulo Afonso e vai buscar os meios necessários para concretizar este antigo anseio dos pauloafonsinos.
A rede de SAC foi ampliada em 70% nos últimos cinco anos e conta com vinte novos postos fixos em todo o estado, mas Paulo Afonso infelizmente ainda não foi contemplada com um posto e os cidadãos infelizmente não contam com um serviço qualificado por parte do município.
O vereador Ozildo Alves disse que é inadmissível uma pessoa levar três meses para tirar um documento básico, mas que através do poder que o povo lhe conferiu tentará, a todo custo, fazer com que seja implantado um posto do SAC fixo em Paulo Afonso com a ajuda do deputado Mário Negromonte Júnior.
Deputados Mário Negromonte e Mário Júnior pedem celeridade ao Governador Wagner para instalar o SAC em Paulo Afonso
Dias após o encontro com o parlamentar, os deputados Mário Negromonte e Mário Negromonte Júnior estiveram em audiência com o governador Wagner, reiterando a implementação do SAC para Paulo Afonso. Na ocasião, ressaltaram que o município e toda a região estão sofrendo muito com a falta desses serviços, pois, para retirada de documentos, o cidadão, na maioria das vezes, tem que ir a outros grandes centros, muitas vezes, arcando com muitas despesas.
E na semana passada, o governador comunicou aos deputados que já conseguiu a dotação financeira e orçamentária na SUCAB e que a obra terá um valor de dois milhões de reais. O local para a construção do SAC poderá ser ao lado da Escola Reunidas.