Foi constituída no dia 10/05/2012, na secretaria de educação do município de Paulo Afonso, uma comissão inicial para realizar estudos e auditoria no sentido de tombar ambientalmente diversas áreas de importância geográfica e cultural na região caatinga.
A comissão será ladeada pelo professor Erivaldo Salvador, grande conhecedor da região e dos valores que necessitam serem transformados em Área de Preservação Ambiental – APA.
Além da Serra do Umbuzeiro no Povoado Riacho, logo mais a comissão irá buscar dados sobre diversas áreas que precisam de proteção ambiental, a exemplo da Serra da Arara e da Serra do Padre, que poderão no futuro sofrer antropização para fins comerciais.
A comissão inicial foi formada pelos ambientalistas: Silvano Wanderley, Karin Scherer, professor Erivaldo Salvador e Gilson Ramalho e com o apoio da Secretaria de Educação do Município de Paulo Afonso.
Haverá uma reunião dia 01/06/2012 com diversos segmentos relacionados ao meio ambiente para delinear as próximas ações no sentido de viabilizar os tombamentos e proteger essas áreas tão importantes para a sociedade e o bioma caatinga.
Por Silvano Wanderley