Se por um lado, PP, PSB, PSL, PTB, PSD e PRTB escolheram o vereador Gilson Fernandes (PSB) como pré-candidato a prefeito, do outro lado, o PCdoB, PSDB, e PRB optaram pela pré-candidatura de Sônia Caires (PCdoB), que assim como Gilson, já resolveu entrar em campo para angariar outros apoios.
Os dois grupos oposicionistas estão de olho em pelo menos mais seis partidos, que ainda não se decidiram com quem vão marchar nas próximas eleições, são eles: PT, PSC, PTN, PTC, P-SOL e PSDC.
Ontem (14/05), Sônia Caires obteve oficialmente o apoio do PSDB. Ao lado do marido, o ex-prefeito Raimundo Caires (PCdoB), recebeu em sua própria casa, o presidente tucano Adelmar Martorelli e o vereador do partido Daniel Luiz. Com isso, os quatro partidos que representam a oposição na câmara estão divididos em torno desses dois nomes, PP e o PSB com Gilson Fernandes e o PCdoB com PSDB ao lado de Sônia Caires.
Não se sabe se por trás de tudo isso, existe ou não, uma estratégia das oposições, para mais adiante, através de pesquisas, antes das convenções resolverem se unir.
O fato de decidirem formalizar quase que simultaneamente as duas pré-candidaturas pode apontar para essa possibilidade. Porém, como em política tudo pode acontecer, não será surpresa alguma, se nas próximas eleições, houver três ou mais candidaturas. É tudo o que o prefeito Anilton Bastos (PDT) deseja!