23 de agosto de 2025

Descarte de lixo em plena Vila Nobre vira “cartão postal”

Por

Por Geraldo Alves (editor do ganiticias.com.br)

DESCARTE DE LIXO EM PLENA VILA NOBRE VIRA CARTÃO POSTAL

05 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente importante data que simboliza uma profunda reflexão sobre a sustentabilidade. Mais infelizmente com a anuência do poder publico municipal, o bairro Vila Nobre em Paulo Afonso/ BA recebe as margens do cânion do rio São Francisco um descarte freqüente de resíduos sólidos (entulho e lixo doméstico) de forma indiscriminada e sem nenhum critério, o município permite e até promover o aterramento de parte do cânion do velho Chico.

Populares que diariamente utilizam-se daquele trajeto rumo ao trabalho e ao lazer se queixam por tamanho descaso e afronta a natureza. Vez ou outra é possível se deparar com restos de construção e lixo doméstico, embora localizado em uma área nobre da cidade, o poder executivo municipal faz vista grossa, e segundo populares ainda desloca máquinas pesadas para aterra e possivelmente ampliar a área para futuras construções.

O descaso do poder publico municipal com o descarte de lixo e entulho e tamanho que em 42 (quarenta e dois) meses de governo que não conseguiu fazer funcionar e sequer concluir as obras do aterro sanitário.

Dinheiro público aplicado em uma obra que reflete bem a falta de sensibilidade do governo principalmente com as questões ambientais, mostrando claramente seu desapego para colaborar com um ambiente mais saudável. Há política de tratamento adequado dos resíduos passa longe da linha de prioridades do chefe do executivo municipal.

Bem pouco tempo atrás ainda quando o senhor prefeito Anilton Bastos (PFL/DEM/PDT) estava na ala oposicionista ao governo da Bahia. Ao ser perguntado sobre o aterro sanitário tanto o prefeito quanto qualquer um de seus prepostos já tinha a resposta na ponta da língua, como se fosse ensaiado, “a culpa e do governo do estado que não libera a licença ambiental”. Hoje a situação política do prefeito mudou, ele (prefeito) esta também na base de sustentação do governo e a resposta continua a mesma. Leva-nos a crê que das duas, uma ou Anilton não tem prestigio nenhum com o governador, ou não tem interesse de resolver a celeuma do caso, aterro sanitário.

Enquanto isso seja, nos bairros periféricos ou nobres de nosso município que estão sendo relegados ao acaso do destino, pois a ausência de sensibilidade governamental ocasiona o descontentamento popular. Lamentavelmente o Dia Internacional do Meio Ambiente não há muito que comemorar, em nossa linda Paulo Afonso.

Infelizmente vemos homens públicos externar suas opiniões de forma aleatória em detrimento dos interesses da coletividade deixando de lado assuntos de grande relevância para que tenhamos uma sociedade mais justa e consciente de seu papel.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!