13 de maio de 2025

Partidos organizam suas convenções em Paulo Afonso (Veja as datas)

Por

Fotos: Arquivo FS

Todos os partidos políticos estão ultimando os preparativos para as suas convenções, quando serão oficializados os nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores que concorrerão às eleição do dia 07 de outubro.

Convenção do PSB – 26 de junho – das 08 às 17 horas no Centro de Cultura Lindinalva Cabral

PSB reúne-se dia 26/06 para confirmar Gilson

O primeiro a se reunir é o PSB, que tem como pré-candidato a Prefeito o vereador Gilson Fernandes (PSB) com o apoio dos Deputados Mário Negromonte, federal e Mário Junior,  estadual, ambos do PP e também do atual presidente da Chesf, João Bosco(PSB) (irmão do vereador Gilson) e da senadora Lídice da Mata(PSB), conforme declarou o vereador em recente entrevista a uma rádio local.  A convenção do PSB será realizada no dia 26 de junho, das 08 às 17 horas, no Centro de Cultura Lindinalva Cabral. Só ali será informado o nome do candidato a vice-prefeito, conforme comunicado do partido à imprensa.

Convenção do PSDC – 27 de junho – a partir das 20 horas na Rua Delmiro Gouveia, 490 – BTN 

PSDC reúne-se dia 27 e deve confirmar Pastor Sílvio Pero

No dia seguinte, quarta-feira, dia 27, quem se reúne é o PSDC que apresentou como pré-candidato a prefeito o Pastor Sílvio Pero. A convenção do PSDC será realizada na Rua Delmiro Gouveia, 490, Bairro Tancredo Neves I, a partir das 20 horas. É o que informa o pré-candidato Sílvio Pero, que também assegurou, em recente entrevista, “não ser o representante de 18 mil evangélicos”, como afirmara sua assessoria, mas que “estava contando com o apoio de 50% destes”, embora reconheça que vivemos em um pais laico.

Convenção do PDT– 28 de junho – das 08 às 17 horas no CREIA

PDT reúne-se na quinta, 28/06 e deve confirmar Anilton

Na quinta-feira, dia 28 de Junho acontece a convenção do PDT que será realizada no CREIA, das 08 às 17 horas, como informa o Professor Fernando, da Executiva do partido. O PDT tem como pré-candidato o prefeito Anilton Bastos que conta com o apoio da maioria do PT, que decidiu isso em recente reunião, e dos deputados desse partido, Paulo Rangel, estadual e Josias Gomes, federal e de outros partidos. Embora não tenha sido anunciado, tudo indica que Anilton fará, mais uma vez, dobradinha com o seu vice, Jugurta Nepomuceno Agra.

Convenção do PCdoB – 30 de junho – das 14 às 19 horas no Clube Operário – COPA 

Sônia deve ser confirmada na convenção do PCdoB, dia 30/06

Finalmente, no dia 30 de Junho acontece a convenção do PCdoB que indicou como pré-candidata a prefeita a Sra. Sônia Caires Rocha, esposa do ex-prefeito Raimundo Caires. Também já foi anunciado pelo PCdoB o nome do empresário Valmir Rocha, do BTN, como candidato a vice-prefeito em sua chapa.

A convenção do PCdoB será realizada no Clube Operário – COPA, das 14 às 19 horas, como informa o vereador Regivaldo Coriolano.

Nestas convenções também serão conhecidos os nomes dos candidatos a vereador assim como os partidos que vão compor as coligações e apoiar cada um desses blocos.

Lembrando 2008

No ano de 2008, Paulo Afonso teve cinco candidatos a PrefeitLo:
Anilton Bastos (DEM)– eleito com 50% ou 26.508 votos válidos
Raimundo Caires (PSB) – 44% – 23.261 votos válidos
Maninho (PT) – 2% – 1.087 votos válidos
Val (PP) – 1% – 856 votos válidos
Nicolsinho (PSDC) -1% – 483 votos válidos.

Naquele ano, o total de eleitores era 69.906, houve 20% de abstenções ou 14.005 eleitores, ou seja, um quinto dos eleitores não compareceram para votar e esse número é bem significativo para o resultado final. Dos que compareceram às urnas, 3.043 ou 5% optaram em votar nulo e  houve 663 votos em branco (1%). Do total de quase 70 mil eleitores, ou votos possíveis, mais de um quarto, 26%, deixaram de ir para os candidatos, e essa também deve estar na preocupação dos que almejam a cadeira do prefeito.

Outro detalhe que mereceu a avaliação de analistas políticos foi a interrelação, ou a falta dela, entre os candidatos a vereador e o prefeito do mesmo time. Houve casos de vereadores com mais de 2 mil votos e o candidato a prefeito só conseguiu um (1) mil votos e poucos votos, assim como se viu que a soma dos votos dos candidatos a vereador de determinada coligação foram quase 11 mil a mais que os votos conseguidos pelo prefeito.

Hoje, com a estimativa que o número de eleitores chegue até mais que 76 mil e sabendo-se da possibilidade de se ter outra vez alto índice de abstenções, votos nulos e brancos os candidatos, passadas as convenções, certamente se debruçarão sobre esses dados  que vão merecer uma cuidadosa avaliação de todos os candidatos a prefeito de Paulo Afonso e suas coordenações políticas.

PSB, PSDC, PDT e PCdoB, organizam suas convenções

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!