A Prefeitura de Piranhas (AL), através da Secretaria de Cultura e Turismo, resgatou um dos meios de transporte que faz parte da história da navegação ribeirinha, a Canoa ‘Chata’, trazendo de volta – depois de mais de três décadas do desaparecimento dessas embarcações originais – a lembrança dos bons tempos para os que viveram e vivem a história das barrancas do São Francisco.
A embarcação primitiva de madeira, de fundo chato e proa arqueada, foi construída – no modelo original – com recursos próprios da Prefeitura, pelos mestres da Vila de Entremontes (comunidade ribeirinha no município de Piranhas) Aldinho, Rosevaldo, Kiko Moura, Macino e Belão, vinculados à empresa Chico & Célio Tur Empreendimentos.
Concluída a obra, foi colocada na água na tarde deste domingo (01) e, acompanhada por dezenas de embarcações, a Canoa ‘Chata’ saiu de Entremontes e fez a sua primeira viagem, trazida pela Prefeita Mellina Freitas para compor o patrimônio do povo piranhense. A chegada na Orla Altemar Dutra de Piranhas (por volta das 15 horas), com a recepção pela comunidade, pela Banda Municipal ‘Mestre Elísio’, por visitantes e turistas, foi saudada pelos fogos e pela emoção do reviver do flutuar de uma embarcação tradicional da região.
O resgate da Canoa ‘Chata’ reforça o sentimento da gestão municipal para com a cultura ribeirinha piranhense, momento análogo ao de 2005 quando o então prefeito, hoje deputado Estadual, Inácio Loiola, resgatou o símbolo maior do Baixo São Francisco, a Canoa de Tolda. Para exemplificar a diferença das duas embarcações, o também historiador Inácio Loiola disse que “a Canoa de Tolda era como se fosse a carreta de hoje, ou seja, o transporte para as cargas, e a Canoa Chata era, na época, o carro de passeio da família, Por conta disso, as duas embarcações tem um significado muito forte para todos nós ribeirinhos”, declarou Loiola, parabenizando a Prefeita Mellina.
A Prefeita Mellina Freitas, emocionada com o momento sublime vivido na tarde deste domingo, destacou o sentimento do povo piranhense: “Nós piranhenses somos apaixonados por tudo que envolve a nossa terra, a nossa gente. Valores que fazem parte da nossa história não esquecemos e estaremos sempre buscando a lembrança dos bons tempos para o fortalecimento do nosso presente, e garantir a história do nosso futuro. Hoje é um dia histórico para todos nós. A Canoa Chata chega para agregar valores à nossa história, à nossa cultura, e só tenho que agradecer ao nosso povo pela possibilidade, oportunidade de poder proporcionar esses momentos emocionantes como o de hoje”, ressaltou Mellina.
A Canoa ‘Chata’ está ancorada a lado da Canoa de Tolda, embelezando a paisagem do Centro Histórico da cidade e orgulhando todos os que vivem a história.
Por Assessoria