O Comandante do 20° Batalhão de Polícia Militar, TC PM Josemar Pereira Pinto, realizou ontem (02) uma reunião com os representantes das empresas de mototaxi da cidade, visando discutir a adequação às novas regras estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e outros problemas relacionados à Segurança Pública.
A reunião contou com a presença de cerca de 80 mototaxistas, que buscavam orientação sobre a adequação da classe à nova regra, que impõe condições especiais para quatro aspectos principais da motocicleta utilizada em entrega de mercadorias: dimensão do baú de carga; uso de colete com faixas refletoras; capacete com adesivos refletores e, por fim, a obrigatoriedade no uso da placa vermelha.
Preocupado com a problemática gerada pela desobediência ao estabelecido no Código Brasileiro de Trânsito e normas do Contran, bem como com a utilização de motocicletas na prática de ações criminosas como tráfico de drogas e homicídio em toda área de responsabilidade do 20º BPM, o TC PM Josemar buscou orientar os presentes quanto às consequências advindas da prática de atos ilícitos através da utilização desses veículos, destacando, inclusive, algumas ações com resultados significativos, desencadeadas pelo Comando em outros municípios da região.
O Comandante do 20º BPM também destacou a importância da fiscalização por parte dos representantes das empresas ou associações, em relação aos seus funcionários ou membros, no sentido de não permitirem a inserção ou permanência de motociclistas irregulares, e a adoção de critérios mais rígidos de seleção dos seus funcionários.
Por fim, ficou acertado com os presentes um prazo de 60 (sessenta) dias para adequação às novas regras, e a adoção dos procedimentos legais por parte da Polícia Militar.
O 20° Batalhão de Polícia Militar está à disposição da população de Paulo Afonso através dos serviços “190” e do Disque Cidadão – (75) 3281.3926.