24 de agosto de 2025

Barraqueiros que irão trabalhar na Copa Vela estão insatisfeitos com as exigências imposta pela prefeitura

Por

Indignados com a postura da prefeitura, que além de cobrar uma taxa de R$ 100,00 está impedindo o uso de mesas nas barracas durante a Copa Vela, os barraqueiros lutam para que providências sejam tomadas e eles consigam um mínimo de lucro no maior evento popular do município. 

De acordo com a categoria a prefeitura alega que é necessário mais espaço para o público durante os shows e que, portanto, fica inviável a manutenção das mesas nas barracas.

Os barraqueiros, por sua vez, dizem que a ausência das mesas inviabiliza o trabalho deles uma vez que o lucro é auferido, em maior escala, através do tira-gosto e que sem as mesas é praticamente impossível vendê-los.

Os barraqueiros também estão impedidos de usar freezer, limitando-se ao uso de uma caixa térmica que não comporta a quantidade de bebidas que eles pretendem comercializar.

Para Lílian Viviane Pereira Medeiros, que coloca barraca há treze anos, o autoritarismo e descaso da prefeitura com os barraqueiros é uma clara demonstração de menosprezo às pessoas que buscam honestamente através deste ofício uma fonte de renda e sobrevivência.

De acordo com Lílian Viviane os barraqueiros não têm acesso ao secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jânio Soares, “a gente só fala com um intermediário que diz que já foi feito tudo que tinha que ser feito e é ordem do secretário e do juiz, mas não diz o nome do juiz, afirma Lílian Viviane.

Para Sandra, mãe de Lílian Viviane e também barraqueira há muitos anos, o funcionário Gilvan, hierarquicamente subordinado ao secretário, foi taxativo: “é desse jeito, se quiser botar barraca, bote,” enfatizou.

Ainda de acordo com Sandra só poderá ser usado em cada barraca um único bico de luz, caso haja desobediência por parte do proprietário da barraca, esta será retirada pela prefeitura. “Estamos sem condição de trabalhar,” desabafa Sandra.      

UPDATE: Na manhã desta quarta-feira (29), por volta das 10h, o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jânio Soares, entrou em contato com a nossa redação para esclarecer que as barracas com mesas só não vão estar no dia do show de Ivete Sangalo, na sexta-feira (07).

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!