Segue abaixo resposta enviada ao Correio Braziliense, que se refere a matéria "Prefeitos ricos, alunos pobres", publicada no último dia 27.
Caro Leandro (Redator do Correio Braziliense), seguem as respostas aos seus questionamentos:
– Por que o IDEB, considerando os anos iniciais (1º ao 5º ano) da rede pública municipal, em Glória (BA), teve um redução significativa entre a última avaliação, de 2009, e essa agora – divulgada pelo MEC na semana passado -, ficando entre os 30 municípios brasileiros que mais tiveram redução nesse segmento específico?
Como você bem observou, o município de Glória em 2009, já sob a gestão da prefeita Ena Vilma, atingiu índices acima da média brasileira em educação. Isso porque a prefeitura investiu na melhoria das instalações físicas das escolas, na merenda escolar, que é uma das melhores do Estado utilizando 30% de produtos de origem da agricultura familiar, e na capacitação dos professores. A valorização dos professores sempre foi uma meta da gestão da prefeita Ena Vilma, o município foi o primeiro, no Estado, a adotar opiso salarial da categoria. Na recente avaliação liberada pelo Ministério da Educação, ficaram de fora as três maiores escolas de Glória isso porque o MEC constatou que algumas salas tinham menos de 20 alunos e, seguindo sua metodologia, não as considerou na contagem, ficando assim bastante prejudicada a avaliação do Município. Ressalte-se que, quando a prefeita Ena Vilma assumiu, ainda existiam em Glória turmas multisseriadas, onde alunos de diferentes níveis dividiam a mesma sala e o mesmo professor, turmas lotadas, em escolas precárias, por vezes cercadas apenas com arame farpado, dada a precariedade das condições do ensino no município. Assim, convidamos você a visitar nossa cidade e conhecer de perto as melhorias não só na educação, mas na área social, turística e econômica, que foram implantadas durante a gestão da prefeita Ena Vilma. Desconsidere os números e veja a história por trás desses números que, com certeza, você se surpreenderá ao constatar o desenvolvimento de nossa comunidade.
– Por que o patrimônio da prefeita aumentou de R$ 8 mil, declarado em 2008 à Justiça Eleitoral, para R$ 281 mil, declarado neste ano?
O patrimônio da prefeita Ena Vilma é perfeitamente compatível com sua renda e está devidamente declarado no Imposto de Renda.
Agradeço sua atenção e estamos a sua disposição para quaisquer
esclarecimentos adicionais.
Nivaldo Lopes
Secretário de Governo
Prefeitura de Glória