28 de julho de 2025

Desabafo de um ex-empresário de Paulo Afonso – Por Epidauro Pamplona

Por

Por Carlos Alberto de Souza – Epidauro Pamplona

Eu, Carlos Alberto, conhecido como Carlos Mecânico, acadêmico de Direito e também como o jornalista “sem canudo”, Epidauro Pamplona, abri com minha esposa, modista e costureira, a fábrica de confecções LS Eficaz em prédio próprio, 1º e 2º andar, no Centenário no ano de 2007.

Investimos mais de setenta mil reais em máquinas e tecidos e material de costura.

Chegamos a produzir setecentas peças por dia e tínhamos doze funcionárias internas: costureiras e auxiliares em Paulo Afonso, e seis revendedoras/distribuidoras para venda em Petrolina e Juazeiro, que absorviam 90% da nossa produção, em consignação, com os acertos previstos para 60 e 90 dias depois, gerávamos mais de 300 empregos indiretos.

Veio a crise internacional de 2007/2008, que começou em julho com a prisão do mega traficante de cocaína, Ayala, que mantinha centenas de agricultores nos pólos destas duas cidade e que foram demitidos sumariamente após sua prisão, e logo depois milhares de funcionárias do pólo, devido a paralisação da exportação das frutas para a Europa e Estados Unidos,  causando-nos  um prejuízo incalculável, pois não  conseguimos nem sequer reaver nossas mercadorias porque os demitidos voltaram imediatamente  aos seus lugares de origem nas cidades circunvizinhas.

Não querendo fechar de vez a fábrica, apesar das dificuldades de mão de obra especializada, (as costureiras diplomadas no curso da Prefeitura não sabiam sequer por a linha em uma máquina industrial), certo dia, pedi a Deus que me colocasse frente a frente com o prefeito reeleito, Anilton Bastos, e mal acabei de orar, o encontrei  sozinho ao lado do seu carro azul em uma lanchonete perto do Ceasão, às seis horas da manhã.

Pedi desculpas ao senhor prefeito pelos excessos de campanha porque eu tinha apoiado o candidato do deputado, Mário Negromonte, PP, e fui adversário ferrenho do então PFL, sem nunca e jamais ter ofendido a dignidade de ninguém. Disse-lhe que queria prestar nossos serviços à Prefeitura Municipal na confecção de fardas para todo tipo de estudantes e funcionários da rede pública, e que o Sr. Prefeito agisse apenas como agente motivador, sem  ser avalista, para que o banco onde a Administração Municipal movimenta mais de 15 milhões de reais por mês no atendesse com sua indicação. No ato da conversa o Dr. Anilton mandou que eu procurasse o chefe de Gabinete para nos reunirmos no inicio da semana para solucionar a questão, porque tinha interesse na geração de emprego e renda no seu município.  No dia marcado levei duas sacolas com roupas confeccionadas na fábrica e coloquei na mesa do assessor direto do prefeito,  que começou a olhar e elogiar quando o vice prefeito adentrou no assunto e  disse que nós iríamos pegar todo fardamento das escolas. Imediatamente, o mequetrefe, lambisgóia e puxa saco, assessor, disse não, e que o prefeito estava muito ocupado e não poderia me atender naquele dia. Após vários telefonemas, ainda voltei duas vezes à Prefeitura e este prefeito déspota, recalcado e perseguidor nunca me recebeu.

Conseguimos, ainda, resgatar todos os cheques que estavam com os fornecedores e acertar com nossas costureiras e vendedores. E, lamentavelmente, fechamos a fábrica e a distribuidora em Petrolina. Vendemos várias máquinas industriais para as Criações Chaplim e temos algumas ainda para vender.

Este é o prefeito que se intitula, “Gente Boa”, e que diz amar Paulo Afonso e  que parece ter dois braços: um comprido para perseguir, maltratar e colher impostos, e outro braço menor para enriquecer apenas seus amigos aposentados da CHESF e seus mais chegados que “mamam” nas tetas do erário da opulenta Prefeitura.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!