28 de julho de 2025

Agente de trânsito desabafa e diz que gestor ignora problemas do trânsito de Paulo Afonso

Por

OZILDOALVES.COM.BR – CONTATO

Mensagem enviada através do site em 13/10/2012 – 17h9m

====================

 

Nome: Agente de Trânsito (…..)

E-mail: ……[email protected]

 

Mensagem: A segurança no trânsito é um problema atual, sério e mundial, mas absolutamente urgente no Brasil. A cada ano, mais de 33 mil pessoas são mortas e cerca de 400 mil tornam-se feridas ou inválidas em ocorrências de trânsito. Nossos índices de fatalidade na circulação viária são bastante superiores às dos países desenvolvidos e representam uma das principais causas de morte prematura da população economicamente ativa. As ocorrências trágicas no trânsito, grande parte delas previsíveis e, portanto, evitáveis, consideradas apenas as em áreas urbanas,  causam uma perda da ordem de R$ 5,3 bilhões por ano,  valor esse que, certamente, inibe o desenvolvimento econômico e social do país.

A cidade de Paulo Afonso com seus mais de 40.000 veículos fora os veículos que circulam das cidades circunvizinhas já trazem transtornos como: engarrafamento, falta de estacionamento e com o aumento do número de acidentes. A falta de interesse do Gestor Municipal que não tem em seu governo uma política pública com projetos e planejamentos para resolver os problemas do trânsito tornando nossas vias urbanas mais violentas e inseguras.

Diante dos 5 anos  na prestação de serviço público municipal pelos Agentes de Trânsito na qual a classe vem brigando através de paralisações e negociações por uma estruturação e valorização profissional para poderem oferecer um serviço com mais eficiência e qualidade inerentes as suas atribuições conforme o art.24 do Código de Trânsito Brasileiro. A única evolução que conseguimos durante esses 5 anos foi sairmos dos autos de infração educativos  para os autos de infração em que o condutor pague pela inobservância das leis de trânsito e do registro de acidentes na circunscrição do município.

A sinalização é ineficiente em toda a cidade, não temos uma sede própria, dividimos um prédio no Jardim Bahia com a Guarda Municipal e os Vigilantes. As 2 viaturas que ainda são da gestão Raimundo Caires não tem o mínimo de condições, já estão com mais de 300 mil quilômetros rodados, quebram constantemente, as peças para reposição são de 2 mão ou retiradas de outros veículos sucateados  que estão jogados no transporte da prefeitura, as 4 motos adquiridas a pouco mais de 1 ano já se encontram  sem manutenção e pneus carecas por falta de pagamento na concessionária. Quando ocorre uma ligação do cidadão solicitando os agentes de trânsito em que se encontra um veículo estacionado em frente a entrada de sua garagem impossibilitando a sua saída da residência não dispomos de um Guincho para remover o veículo e levar para o pátio que também não existe e pior é a remoção de veículos em acidentes para a delegacia na qual se perde horas demorando na conclusão do registro do registro do  acidente.

 A questão salarial não conseguimos nada de aumento no salário base em que a defasagem chega a mais de 60% desde a época da realização do concurso. Em janeiro o salário mínimo vai ultrapassar o nosso base que é de R$ 660,00 em que iremos a passar receber o salário mínimo.

Enfim com essa complexidade que é o trânsito e da AUSÊNCIA DE RECONHECIMENTO pelos profissionais que estão 24 horas do dia a disposição da população que não tem o mínimo de estrutura e valorização salarial ira prestar um serviço de qualidade. Será que vale a pena com um apito e uma caneta  na mão gerar RECEITA PARA O MUNICÍPIO sofrer ameaças de morte e ser desacatado e não ter um mínimo de respeito e dignidade para exercer a sua profissão?

Agradeço a redação e a Ozildo Alves se publicarem o meu texto. Gostaria que o meu nome não fosse publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!