A turma de Letras (LED0135) da Uniasselvi Polo de Paulo Afonso-BA, colocou em prática, em sala de aula, a disciplina de Sociolinguística através de um “Curso Intensivo de Nordestinês”. A iniciativa partiu da Professora Tutora da turma, Rizelda Beserra, com o objetivo de valorizar, por meio da disciplina, a cultura nordestina, esta que possui uma infinidade de variações linguísticas, entre sotaques e dialetos, surpreendentes.
O “Curso Intensivo de Nordestinês”, aplicado pela Profª. Rizelda, foi baseado em imagens veiculadas através da rede social (facebook) da página Nação Nordestina, (Criada pelo Cearense Bráulio Bessa) numa mistura de cultura e atualidade. Assim, os acadêmicos foram incentivados a lembrar de palavras corriqueiras do nosso vocabulário, percebendo por meio da fala, a tão arraigada riqueza linguística e cultural do povo nordestino.
“Ao preconizar o modo de falar dos nordestinos, buscou-se também mostrar a importância de respeitar as diversidades linguísticas presentes em nossa e/ou em qualquer outra comunidade de fala. Descartando assim, o preconceito linguístico e a ideia de que só há uma única forma correta de escrever e de falar”, afirma a Profª. Rizelda.
– Eu, (Bráulio Bessa) em nome de toda “Nação Nordestina” agradeço essa iniciativa tão importante da Profª. Rizelda e sinto uma felicidade inenarrável ao ter mais uma prova viva de que nosso projeto não “morre” aqui nas redes sociais, ele entra na vida das pessoas de verdade, seja na vida virtual ou na real e assim, estamos espalhando a cultura Nordestina pelo mundo.