A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) registrou 15,9% de abstenção no primeiro dia de provas do Vestibular 2013. Segundo o Centro de Processos Seletivos (CPS) da UNEB, o percentual corresponde a um volume de 6.566 candidatos ausentes na capital e interior.
De acordo com a instituição, o número está dentro da média abstenção dos últimos concursos da instituição. Os exames estão sendo aplicados em 86 estabelecimentos da rede pública de ensino, sendo 24 na capital e região metropolitana, e 59 em 23 cidades do interior do estado.
Neste domingo (13) foram aplicadas as provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além de redação. A prova teve duração máxima de 4h30.
Nesta segunda-feira (14), serão aplicados as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia), com duração máxima de 4h.
Concorrência
Entre os cursos mais concorridos em Salvador estão medicina (137 candidatos por vaga, com entrada no 1° semestre; e 106 candidatos por vaga, com entrada no 2° semestre), direito (57), engenharia de produção civil (47) e psicologia (36/1° semestre).
Já no interior, a procura maior foi pelos cursos de direito oferecidos nos campi de Juazeiro (33 candidatos por vaga), Paulo Afonso (19), Jacobina (19) e o de enfermagem, oferecido em Senhor do Bonfim (16). Por motivo de segurança, os gabaritos das provas dos dois dias do concurso serão divulgados somente na próxima terça-feira (15).