Ao longo dos últimos quatro anos detectou-se que a evasão do noturno aumentava significativamente no segundo semestre, sobretudo, após os festejos juninos, a primeira atitude foi dialogar com professores para ressignificar a prática pedagógica desse turno, visto que, são alunos com distorção de idade/série, a maioria, trabalhadores informais e que, consequentemente tem um ritmo de aprendizagem e de desempenho diferentes do diurno, mesmo adequando a didática à realidade desses alunos, ainda assim, a evasão persistia.
O próximo passo foi reunir gestores, colegiado escolar e algumas lideranças do bairro para discutirem acerca desta situação, tendo como pauta da direção, a implantação de cursos técnicos que beneficiassem o público adulto que hora migrava para o “trecho”.
Sugestão aceita, encaminha-se à direção da DIREC-10, na época sob a administração da professora Divânia Cássia, a solicitação ao Superintendente da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia – SUPROF, o professor Almerico Biondi, que tão generosamente atendeu e liberou o Curso Técnico em Nutrição e Dietética a partir de janeiro 2011.
Visando ofertar Cursos Técnicos que atendessem a demanda e ampliassem o desenvolvimento socioeconômico do município, em especial dos jovens e adultos trabalhadores do Bairro Tancredo Neves e comunidades vizinhas, solicitamos então, a DIREC 10 na administração do professor Marcos Antônio Pires, que encaminhasse à SUPROF um novo pedido contemplando as áreas de SAÚDE e da CONSTRUÇÃO CIVIL, e graças ao empenho de todos e à providência Divina, mais do que ampliação dos cursos técnicos, a escola e a comunidade foram contemplados com um Centro Territorial de Educação Profissional Itaparica II Wilson Pereira, que funcionará nos três turnos ofertando as seguintes modalidades:
EPI – Educação Profissional Integrado ao Ensino Médio, para alunos que concluíram o Ensino Fundamental (8ª série), com 04 anos de duração, no diurno.
PROEJA MÉDIO– Curso Técnico Profissional para Jovens e Adultos que concluíram o Ensino Fundamental (8ª SÉRIE) -2 anos e meio de duração, no noturno, idade mínima de 18 anos.
SUBSEQUENTE – Curso Técnico Profissional para alunos que concluíram o Ensino Médio, com 2 anos de duração, no noturno.
No momento, estão abertas as inscrições para os cursos de:
Técnico em Análises Clínicas: para quem deseja trabalhar em Hospitais; Clínicas e Postos de Saúde; Laboratórios de Diagnósticos Médicos; Laboratórios de Pesquisa e Ensino Biomédico; Laboratórios de controle de qualidade em saúde.
Técnico em Desenho de Construção Civil: para quem deseja trabalhar em Empresas de Engenharia e Arquitetura; Escritórios de Projetos; Imobiliárias e Construtoras.
HORÁRIO DOS CURSOS: NOTURNO
PERÍODO: DOIS ANOS
Período de inscrição para o sorteio eletrônico: de 09 a 23 de janeiro.
Os interessados deverão fazer suas Inscrições no site da Secretaria de Educação para participarem do sorteio eletrônico. www.educacao.ba.gov.br
Aguardem divulgação dos novos cursos EPI e PROEJA.