Coincidência ou não, assento de Luiz Aureliano está na bancada da Oposição (Foto: Antônio Galdino)
O ano mal começou e parece que os parlamentares, da base aliada da prefeitura de Paulo Afonso, não estão se entendendo tão bem assim. Um problema de comunicação, fez com que alguns edis debatessem sobre escolhas, referencias e decisões, tomadas sem o aval de uma minoria que se sentiu incomodada.
Na sessão extraordinária, da Câmara de vereadores de Paulo Afonso, dessa segunda, 25/02, o parlamentar, Regivaldo Coriolano, fez reclamações ao presidente da casa, Marcondes Francisco, sobre a montagem das comissões.
“Eu não fui consultado em relação à formação das comissões e não entendo como meu nome foi parar lá, sem ao menos eu ter autorizado. Outros vereadores, como Luiz Aureliano, também não opinaram sobre o que está sendo exposto”.
O vereador, Luiz Aureliano, indagou sobre os critérios adotados, pela Câmara, para a formação das comissões.
“Eu gostaria de saber qual o critério de avaliação e as proporcionalidades, para o preenchimento das vagas”?
O parlamentar, Petrônio Nogueira, saiu em defesa da casa e das escolhas estabelecidas previamente, enquanto o presidente da casa, calado, aguardava a discussão acabar.
“Foi de maneira consensual, entre as lideranças das duas bancadas, as indicações, até porque foram elas que indicaram. Tudo aconteceu de uma maneira cordial”.
Quando o assunto é defesa, o vereador, Antônio Alexandre, logo citou a maneira com, para ele, eram conduzidas as escolhas na gestão em Regivaldo Coriolano, era o presidente.
“No passado não existiam convites para os vereadores decidirem, e todos nós tínhamos que engolir “goela abaixo”, as decisões. Achei muito bom o resultados dessas novas escolhas, devido a quantidade de funções distribuídas aos edis de cada partido”.
Mas o embate, que parecia não ter fim, recebeu mais palavras do vereador Regivaldo Coriolano, dirigidas a Antônio Alexandre.
“O senhor não participou porque não quis e no passado as comissões nunca funcionaram como deveriam, mas acredito que com a “oxigenação” que a casa recebeu, as atividades seguirão com firmeza”.
Alguns parlamentares começaram a sugerir seus próprios nomes para as comissões, como por exemplo, Luiz Aureliano que pretende ser membro da Comissão de Educação e Saúde e também na de justiça, usando como argumento a profissão de médico e de ter estudado o curso de Direito. Outro vereador foi solícito dando uma de suas comissões para Aureliano, Pedro Macário que participaria de três comissões, decidiu dar para o parlamentar anteriormente citado, o seu cargo na comissão de justiça.
A oposição se manifestou através das palavras do vereador “Dinho”. “Aureliano deveria permanecer como relator. Acredito que o mesmo tenha capacidade de desempenhar, com prioridade, a responsabilidade”.
O debate chegou ao fim, com a decisão de que as comissões seriam revistas, para melhor atender as expectativas dos edis. Ainda durante a sessão, 91 requerimentos foram aprovados com unanimidade.
As Comissões são: Constituição, Justiça e Redação final; Finanças, Orçamentos, Fiscalização e Contas; Obras e Serviços Públicos; Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social; Direitos Humanos e meio Ambiente; Defesa do consumidor.
A Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, só divulgará os nomes para os cargos nas comissões na próxima semana. Com informações do Acorda Sertão Notícias.