A Chesf, com patrimônio de R$ 16,8 bilhões e receita líquida de R$ 5,6 bilhões, está sob o comando do governador socialiata Eduardo Campos desde de 2003. Com Campos declarando ser candidato a presidente da República, o cargo vai ficar vago.
E o nome cotado para assumir na cota do PMDB nacional é do ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa.
Em 2003, na época, o governador pernambucano negociou o cargo de presidente com o então ministro José Dirceu e indicou Dilton Oliveira para ocupá-lo. Em 2011, ele foi substituido por João Bosco de Almeida, também padrinhado por Campos.
Nesse impasse de 2011, Luciano Barbosa teve cotado para assumir o cargo. Não foi,porque havia um rompimento político com o então seu vice-prefeito Rogério Teófilo.
Luciano Barbosa fez sua estreia perante a presidente Dilma quando foi convidado para fazer uma palestra quando do encontros dos prefeitos de todo o Brasil patrocipado pela presidente Dilma Rousseff, sendo seu convidado.
Em 2001, exatamente em junho foi convocado pelo presidente tucano Fernando Henrique Cardoso para ser ministro da Integração Nacional, onde sua passagem de nove meses foi marcada com elogios do próprio FHC.
Luciano Barbosa, ex-prefeito de Arapiraca