Durante a sessão desta quinta-feira (14) um assunto esteve em alta na tribuna da Casa Legislativa de Delmiro Gouveia – a inauguração dos dois primeiros trechos do Canal do Sertão, que foi realizada na última terça-feira (12) e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e autoridades.
Para ocupar a tribuna, o presidente Valdo Sandes deu lugar ao 2º vice-presidente, Edmo Oliveira, e destacou no plenário a importância da obra para os sertanejos. Valdo lembrou os longos 20 anos de espera para a construção do canal e reforçou o impacto positivo para os moradores dos 42 municípios beneficiados.
“Para mim foi uma alegria imensa poder estar participando da solenidade de inauguração do Canal porque como delmirense e sertanejo acompanho esta obra há muitos anos. É um orgulho poder ver os primeiros resultados, a água chegando nas comunidades que vivem à beira do canal, como um produtor, que tem uma plantação de cana para alimentar o gado já concretizada devido a água do Canal do Sertão”.
Ele ressaltou ainda o investimento do Governo Federal e o empenho do Governo do Estado para concretizá-la. “Tenho as minhas críticas ao Estado mas não poderia deixar de destacar o empenho do Governador Teotônio Vilela, que resgatou a credibilidade do Estado possibilitando a retomada de repasses e convênios e, consequentemente a realização de grandes obras como esta”.
Finalizando o seu discurso, Valdo falou sobre o presidente do senado, Rena Calheiros, como um dos impulsionadores da obra. “O senador Renan Calheiros também foi peça fundamental para a realização desta obra e isso foi, inclusive, reconhecido pela presidente Dilma”, concluiu.
Outro parlamentar que também ressaltou a concretização do Canal do Sertão foi o vereador Pedro Paulo, que é do mesmo partido da presidente, o PT. “A presidente Dilma nos presentou com a inauguração deste canal que, não tenho dúvidas, for utilizado adequadamente, trará uma grande qualidade de vida para a população”.
Já o vereador Edvaldo Nascimento utilizou a tribuna para lembrar os 65 anos da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), comemorados nesta sexta-feira (15). Ele falou sobre a importância da empresa para o Nordeste e o momento dramático que está sofrendo, com a redução das tarifas, extinguindo os investimentos sociais na região.
“Ao parabenizar a Chesf estou parabenizando a capacidade do povo nordestino e não poderia deixar de registrar aqui a importância do seu papel, como também as consequências que a Medida Provisória que prevê a redução das tarifas está trazendo para a região, como o corte de investimentos sociais. Sugiro que esta Casa se una e solicite uma mudança no texto da lei para que não haja essa retirada das obrigações sociais da Chesf, como estamos acompanhando”, disse Edvaldo.
Os vereadores Pedro Paulo e Milton Lisboa também se solidarizaram ao colega. Milton sugeriu que os vereadores delmirenses se unissem aos demais vereadores das cidades onde a Chesf realiza projetos socais para que possam se mobilizar e que a empresa mantenha este compromisso.