No dia 22 de março, comemorou-se o Dia Mundial da Água e Glória saiu na frente, com a inauguração dessas obras hídricas, derrubando uma contradição vivida pelo povo dessa região que reside à beira do Rio São Francisco e nunca tiveram água nas torneiras de suas casas. Essa é mais uma prova da preocupação do governo municipal em erradicar o problema da seca. A prefeita, Ena Vilma, lembra que “desde quando assumi o governo, no primeiro mandato, em 2009, me comprometi a resolver o abastecimento de água para a nossa população, em especial, da Área Rural do município que sempre fora refém dos políticos que utilizavam a distribuição de água, por carros-pipa, como moeda de troca por votos.
Com a inauguração dessa adutora e mais outra que, até o fim do ano, estará na região da Beira do Rio, mais de 20 comunidades terão abastecimento de água garantido em suas casas. Iremos aposentar os carros-pipa, que passarão a ser peças de museu. Sempre, nos períodos de seca, nos preparamos com planejamento e nenhuma família fica sem água, pois entendemos que água é vida e jamais iremos abandonar essas pessoas, pois água é um direito do povo e um dever nosso”, conclui, Ena Vilma.
Dados da ADAB comprovam que Glória foi o município da região que menos teve perdas decorrentes da seca, em especial, a mortandade do rebanho, com apenas 276 animais mortos, o que significa 5% do rebanho, porcentagem bem inferior a outros municípios da região, como Paulo Afonso, e Pedro Alexandre, que tiveram perdas acima de 12% e são município que dispõem de recursos bem superiores ao que dispõe Glória, que todos anos, prepara-se para enfrentar a seca com Poços Artesianos, Barragens e, agora, Adutoras.