O deputado federal Mário Negromonte deu entrada hoje (quarta-feira, 27-03-2013) numa Indicação ao Executivo sugerindo a criação do PAC do Semiárido.
A proposta formaliza a sugestão do deputado, que foi divulgada em junho do ano passado, em discurso no Grande Expediente, no plenário da Câmara dos Deputados. Na época, o deputado conclamou os deputados da bancada do Nordeste: “a nos unirmos e sugerirmos ao governo um PAC para lidar com os efeitos da seca – um PAC Seca ou um PAC Semiárido – onde poderão ser incluídas também medidas para todos os estados que sofrem com a estiagem, independentemente da região.”
Na indicação, o deputado reforça a sugestão e afirma: “apesar desse esforço concentrado, as ações do governo tem sido insuficientes, principalmente por conta da burocracia e da lentidão o que faz com o pequeno e médio produtor seja muito prejudicado. A perda do patrimônio acontece porque não há água para fornecer ao rebanho e nem milho para alimentar o gado. … O PAC do Semiárido não pode mais aguardar para sair do papel, ele é uma necessidade urgente, uma medida que não pode mais ser adiada, um programa sem o qual o Nordeste brasileiro não poderá se considerar incluído no Século XXI, o que só acontecerá quando for eliminada de vez a possibilidade de uma calamidade como a que foi gerada pela seca atual.
Veja o vídeo que o deputado gravou explicando a proposta no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=rTqUk9Hz6bY