Na última semana, dois crimes de grande repercussão ocorridos no município de Delmiro Gouveia foram elucidados. Familiares dos jovens Wesley Barros, Cleberson Araújo (Clebinho) e José Cícero da Silva (Cristiano), que foram assassinados brutalmente, puderam celebrar a justiça devido a uma ação conjunta realizada pelas Polícias Militar e Civil, através da 24ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp).
O trabalho em equipe permitiu o esclarecimento do caso e a identificação dos acusados, gerando na comunidade confiança e respeito pelo trabalho da Aisp. Este trabalho foi ressaltado pelo vereador Edvaldo Nascimento (PCdoB), que tem buscado debater a segurança pública no município, inclusive com a realização de audiências públicas, reunindo o conselho estadual de segurança, a sociedade civil, governos municipal e estadual e representantes da área de segurança.
As ações conjuntas da Aisp, inclusive, vêm reduzindo os índices de violência no município, fato que refletiu em uma homenagem às equipes das Polícias Civil e Militar por parte do Governo do Estado. Os homenageados da Polícia Civil foram o delegado regional de Delmiro Gouveia, Rodrigo Cavalcanti e o chefe de operações policiais da delegacia regional, Carlos Angelo. Pela Polícia Militar, receberam a homenagem o tenente-coronel Joás Fontes e o cabo Sebastião Silva.
Para o vereador, a homenagem é a ratificação do trabalho desenvolvido pela 24ª AISP que, mesmo sem a estrutura necessária, tem proporcionado a redução dos índices de criminalidade no município e na região. “Só tenho a reforçar esta justa homenagem à 24ª AISP porque é o reconhecimento de um trabalho que a sociedade já colhe os frutos, como a redução dos índices de violência. Porém, mais do que isso, parabenizo a garra destas equipes ao desempenhar suas funções porque são muitas as dificuldades enfrentadas. São carros sucateados, armamento defasado e o número de profissionais reduzido. Então a homenagem torna-se ainda mais significativa diante destes desafios enfrentados por estes profissionais. Mais uma vez parabéns a todos que compõem a 24 ª Aisp”, frisou o vereador.
Para o coronel Fontes, do 9º BPM, o reconhecimento tem um efeito altamente positivo. “Esta homenagem dá um novo ânimo a equipe, que se empenha cada vez mais em atuar no combate efetivo à criminalidade”, disse o coronel.
O delegado Rodrigo Cavalcanti reforçou que este trabalho conjunto entre as polícias tem refletido positivamente na sociedade. “Só temos a agradecer a toda a equipe, tanto da Polícia Civil como da Militar, pelo trabalho desenvolvido, que tem refletido positivamente na sociedade”, falou.
Para dar continuidade a este trabalho realizado pela 24ª Aisp, o vereador Edvaldo cobra ao Estado uma infraestrutura adequada. “É preciso investir nas áreas sociais e no combate a criminalidade, mas, para isso, se faz necessário aumentar o efetivo, valorizar o profissional e investir em equipamentos”, disse o parlamentar.