Por Jonathas JC
Saúde pública fica depois da ponte: Jardim Cordeiro municipio de Delmiro Gouveia e seu abandono.
Os tempos mais primitivos estão de volta, ao menos quando o assunto é saúde em um dos maiores povoados do município de Delmiro Gouveia a saber no povoado Jardim Cordeiro.
Como se não fosse bastante a falta de segurança pública, educação de qualidade e uma infraestrutura satisfatória, aliás como acontece em todo o Brasil. A população do Jardim Cordeiro vê-se completamente desamparada na área da saúde, isso mesmo, repito, na área da saúde, essa que deveria ser uma das maiores prioridades dos governantes.
O povoado possui hoje dois postos de saúde, um que não está funcionando por falta de condições físicas pois está caindo aos pedaços e é habitação de morcegos e pardais e outro construído há quase um ano atrás e que continua abandonado sem ser inaugurado.
Não se ver políticos por essas bandas, aliás, não em meses não eleitorais. Agora pergunto ao leitor como um lugar com mais de 5 mil habitantes pode ficar sem médicos? Sem um pediatra ? Sem medicamentos? Sem o controle da pressão dos hipertensos?. Isso na concepção de qualquer cidadão é um serviço básico e sua ausência é absurdo e revoltante.
Por outro lado há os gastos com festividades de carnaval e São João bancados pela prefeitura. Enquando isso, a população do Jardim Cordeiro superlota o Hospital Muncipal de Paulo Afonso(HMPA) , municipio vizinho . É isso justo? Delmiro não tem também verba para a saúde?
Os cidadãos delmirenses não devem se calar em meio a esse caos da saúde pública no município. E lembrar que palavras e promessas não amenizam as necessidades dos cidadãos, o que resolve são as atitudes. Não há justificativa plausível para esse caos estabelecido, o povo do Jardim Cordeiro precisa e lhe é garantido por lei o acesso à saúde pública.