Caminha para dois anos a parceria entre o IFBA e a CHESF com relação aos empregados da CHESF demitidos durante o Governo Fernando Collor e anistiados posteriormente pelo Governo Federal. Dezoito empregados foram reintegrados aos quadros da Companhia no dia 23 de novembro de 2011 passando a prestar serviços no Campus de Paulo Afonso do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia, IFBA.
Os reintegrados, demitidos em 1992 segundo critérios políticos e sem nenhuma observância às normas de redução de quadro de empresas preconizadas nos livros de administração e economia, embarcaram de corpo e alma no esforço da Direção do Campus de Paulo Afonso, na pessoa do seu Diretor, Prof. Arleno José de Jesus, para a implantação do IFBA em Paulo Afonso que a cada dia incorpora novos cursos, novas instalações e novos equipamentos ao seu patrimônio.
A CHESF, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, agente inegável e inestimável de desenvolvimento para a região de Paulo Afonso e do Nordeste, encontrou no IFBA um parceiro obstinado e fundamental para que toda a região venha a se inserir, em condições de igualdade, no concerto nacional.
Com tais parcerias de sucesso, baseadas no trabalho, na dedicação e no amor ao próximo, ficam desmascarados e decepcionados os perseguidores cruéis, os pessimistas de profissão e os aproveitadores do poder ilegítimo e arbitrário.
Os abnegados reintegrados, alguns em idade avançada, apoiam serviços de manutenção e prevenção das instalações, vistoria e limpeza, funcionamento dos laboratórios de física e biologia, funcionamento da biblioteca (que é franqueada ao público externo da 08 às 22:00 horas), controle do almoxarifado e patrimônio, apoio na recepção e protocolo, apoio à vigilância do Campus e serviços gerais.
O Setor de Comunicação Social do Campus de Paulo Afonso tem se beneficiado grandemente com a parceria IFBA/CHESF na divulgação de eventos fundamentais, comunicações inadiáveis, convocações, divulgação de novos cursos e concursos, além da inestimável inter-relação e interface com o meio político e empresarial da cidade e região.
O relacionamento IFBA/CHESF é uma parceria que deu certo.
Francisco Nery Júnior