ESPORTE É CIDADANIA
O esporte é sem dúvidas um instrumento de inclusão social, o esporte e a cidadania andam juntos. O Paulo afonsino, como todo brasileiro, é apaixonado pelo futebol e por isso a carência de apoio esportivo necessita de um maior enfoque tendo em vista os valores que agregados ao esporte, em especial o futebol traz benefícios diretamente relacionados ao social: saúde, inclusão, diminuição do índice de violência, dentre outros. O que o torna de fundamental importância social.
O legislativo e o executivo deveriam pela necessidade municipal já que há recursos destinados e com isso é direito garantido pôr em pauta projeto de lei que garantisse a realização de campeonatos de futebol amador interbairros e interdistrital do município. Projetos Que tornassem obrigatório a realização dos mais tradicionais eventos esportivos na cidade. A realização dos eventos seria de inteira responsabilidade da administração pública, e virando lei destinaria recursos orçamentários para o setor esportivo e de lazer, em especial atenção ao esporte educacional, comunitário e olímpico.
Nosso município é carente de projetos relacionados á prática esportiva e apresentar um projeto seria garantir ‘um importante’ incentivo ao esporte amador, pois os campeonatos proporcionam à população entretenimento, lazer e interação social. Os esportes em geral, e principalmente aqueles praticados em grupo, contribuem para que sejam desenvolvidos nas pessoas alguns valores, como a tolerância e respeito, a prática de atividades físicas é uma das únicas atividades existentes que quebram barreiras sociais.
Por Iana Lima