O deputado federal Luiz de Deus (DEM/BA) participou hoje, 14 de agosto, de uma audiência na Comissão de Seguridade Social e Família, que contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O parlamentar baiano voltou a afirmar que não está certo de que faltam médicos no país e questionou o ministro sobre a previsão do governo de formar 11.500 novos médicos nos próximos anos. A audiência foi solicitada pelos deputados Mandetta (Democratas) e Eleuses Paiva (PSDB), com o objetivo de o ministro prestar esclarecimentos sobre a implementação do programa Mais Médicos.
Ironizando a publicidade do Governo Federal sobre o programa, Luiz de Deus disse ao ministro que se trata de uma peça de ficção, pois as promessas feitas são irrealizáveis nos prazos apresentados pelo Ministério da Saúde. O parlamentar questionou o número de médicos que o governo diz que vai formar nos próximos anos e afirmou que não há como formar médicos sem hospitais universitários.
Luiz de Deus concluiu a sua fala na audiência reafirmando que o que falta à maioria dos pequenos municípios brasileiros para conseguir fixar os profissionais de saúde é condição de habitação e melhores salários. “Eu conheço o interior deste país como nenhum dos senhores. A maioria esmagadora dos municípios que não tem médicos são aqueles com menos de 30 mil habitantes. Dêem melhores condições que não faltará médico em nenhum desses municípios”, afirmou convicto.