Em uma Audiência Pública realizada no auditório da Câmara de Vereadores do município de Glória – BA, foi apresentado o Projeto de Lei do Plano Diretor que tem entre seus objetivos – Orientar os agentes públicos e privados para o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade (garantia do bem estar de seus habitantes).
Fizeram-se presente, compondo a mesa para a abertura dos trabalhos: A excelentíssima prefeituta do município de Glória, Dr. Ena Vilma Negromote; o vice-prefeito, Ângelo Manoel de Oliveira; o presidente do poder legislativo, Eronides Afonso da Silva; o representante da empresa Eveste Consultoria e Marketing que elaborou o Plano Diretor, Cláudio Ademar. A solenidade foi acompanhada por vereadores, secretários municipais de governo, representantes da sociedade civil organizada, presidentes de Assosciações, a promotora de Justiça que trabalha com meio ambiente, Dr. Luciana Espinheira, a professora Dr. em geografia, Vera França e populares.
O Plano Diretor constitui num instrumento de ordenamento territorial, voltado para o cumprimento da função social da propriedade e da cidade. As atividades do Plano Diretor têm servido para fortalecer, na comunidade, a ideia de que o aprendizado de uma cultura de conservação do patrimônio seja natural, histórico ou cultural e da construção de uma condição digna de vida é importantíssimo para o sentido de identidade e pertencimento de um povo a um lugar, valorizando seu modo de viver e contribuindo para elevar a autoestima, num município no qual a população tem sido alvo de intervenções impactantes.
A prefeita, Ena Vilma Negromonte, falou da importância em trazer o Plano Diretor da maneira mais democrática que existe. “Essa é a ultima audiência pública do projeto, antes da aprovação do poder legislativo. Quero salientar que estou muito feliz por mais essa conquista do nosso município e ainda com a certeza de que tudo foi feito da maneira mais democrática, ouvindo os cidadãos e seu representantes, para que o progresso e o desenvolvimento venha de maneira legal e pujante onde todos os glorienses serão beneficiados”.
ASCOM – PMG