Na terça-feira, dia 27 de agosto, os estudantes do 7º período de Administração da FASETE deram início a mais um Projeto de Marketing de Terceiro Setor.
Em cada semestre, como atividade prática, os alunos são levados a produzir uma ação social, que colabore com o desenvolvimento mercadológico de ONG’s. Este ano, será iniciado um projeto de médio prazo, que envolverá outras turmas, de reposicionamento e projeção da ONG AGAPPA.
A AGAPPA é a “Associação Grupo de Artesãos Produtores de Paulo Afonso”, fundada em 2008, e o seu forte é a produção de artesanato a partir do beneficiamento do couro da Tilápia. As peças produzidas pelos artesãos pauloafonsino com este produto, ganhou destaque nacional e internacional em diversas feiras das quais a entidade participou.
O papel dos estudantes será desenvolver um plano de ação para expandir e projetar a marca da AGAPPA fazendo com que esta seja reconhecida primeiramente pela população local, e em seguida, levar à visualização de seus produtos e serviços em níveis regionais. Assim, os alunos de Administração da FASETE estarão desenvolvendo, na prática, um projeto de mercado grandioso, que será acompanhado, no total, por quatro turmas.
A AGAPPA tem recebido ao longo dos anos apoio de várias entidades, como a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, o SEBRAE, a ASCOPA, FACEB, entre outras. A perspectiva é que em 2014 a entidade receba aporte e subsídios para aumentar sua produção, implantando o núcleo de mulheres produtoras.
O projeto de reposicionamento da marca da entidade, ajudará a preparar o grupo para um novo patamar de negócios e mercado.
“Esperamos com o projeto envolver, na prática, estudantes, artesãos e mercado… será uma oportunidade única para todos” comenta o Professor orientador do Trabalho, Jacques Fernandes Santos.
O projeto fará parte de uma das etapas de uma pesquisa internacional que debate técnicas de gestão pública e social, onde o Professor orientador é membro do grupo de pesquisa, subsidiado pelo MEC, INEP e Programa Ciência sem Fronteiras.
As atividades iniciarão no modelo consultoria, desenvolvendo campanhas e novo portfólio, que devem durar até dezembro de 2013. Em 2014, o projeto acompanhará a inserção do portfólio em novos mercados.