24 de agosto de 2025

Em entrevsita, deputado Mário Negromonte Júnior fala sobre Campus da UNIVASF em Paulo Afonso

Por

O Reitor da Universidade do Vale do São Francisco – UNIVASF, Julianeli Tolentino de Lima, acompanhado de equipe técnica estiveram na manhã dessa segunda, 30, na Câmara de Vereadores de Paulo Afonso explanando o funcionamento da UNIVASF, as áreas de atuação, e a nova metodologia do curso de medicina voltada para o censo crítico mais aprofundado, preparando o profissional para encarar todos os desafios da profissão, esclarecendo as dúvidas dos parlamentares sobre a infraestrutura e funcionamento do curso em Paulo Afonso.

Segundo Julianeli as aulas da primeira turma começam no segundo semestre de 2014 e serão oferecidas 40 vagas. “Queremos ampliar o número de vagas para o curso de medicina e em seguida virão outros cursos também na área de saúde”.

O reitor enfatizou que para o ingresso na instituição e necessário está inscrito no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), já que a UNIVASF utiliza as notas obtidas no SISU (Sistema de Seleção Unificada) e não o vestibular.

Outra grande preocupação dos vereadores é com o Hospital Nair Alves de Souza, e o reitor esclareceu: “ainda não temos uma data específica para assumirmos a gestão do Nair Alves de Souza até porque existe uma expectativa muito grande para a reforma daquela unidade de saúde, a Chesf já se comprometeu em fazer as reformas necessárias para a atuação da UNIVASF na formação médica e a secretaria estadual de saúde irá encaminhar um projeto para que a Chesf execute e logo em seguida a UNIVASF assuma a gestão”.

A infraestrutura do município, a mobilidade e a questão imobiliária também foram citadas já que com a vinda de um curso de medicina, muitas pessoas virão para estudar e vários profissionais para trabalhar no campus na universidade.

O reitor afirmou que o município tem infraestrutura para receber o curso, “tenho dito que Paulo Afonso se diferencia de outras estruturas urbanistas, mas peço esforços para que sejam feitas melhorias na infraestrutura, pois virão muitos habitantes, nosso objetivo é formar profissionais e que esses atuem na região”.

A vinda da UNIVASF para o município de Paulo Afonso é um conjunto de esforços de grandes lideranças políticas e o deputado estadual Mario Negromonte Junior também vem demonstrando sua preocupação com a saúde e educação em Paulo Afonso, dando também sua contribuição para a implantação do curso de medicina em Paulo Afonso. “A educação sempre foi uma das minhas preocupações no que diz respeito a Paulo Afonso e com o deputado Mário Negromonte fomos até a CHESF com o intuito de conseguirmos um local para a instalação do campus, pois as vagas fazem parte de um programa do governo federal que possibilita que os médicos se formem e trabalhem em sua região. Quando o deputado Mário Negromonte era Ministro das Cidades recebeu o pedido de apoio do reitor da UNIVASF para a implantação do campus em Paulo Afonso e, como não poderia deixar de ser, não mediu esforços para que isso acontecesse”, enfatizou Mário Júnior.

Em entrevista ao programa Radar 89, da Rádio Delmiro FM, o deputado Mário Júnior lembrou que nasceu no Hospital Nair Alves de Souza e que agora como legislador estadual, buscará todos os meios possíveis e legais para que a unidade de saúde se torne, efetivamente, em um hospital escola a fim de que possa, dessa forma, além de solucionar o imbróglio relativo à CHESF, resolver um sério problema de saúde pública.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!