28 de agosto de 2025

Lula vem à Bahia apagar “incêndio” causado por disputa em torno de candidatura do PT ao governo

Por

O ex-presidente Lula desembarca depois de amanhã na Bahia disposto a apagar o incêndio que se espalhou na cúpula do PT no estado, alimentado pela disputa interna em torno da candidatura do partido ao governo. Depois de participar da inauguração da fábrica da Itaipava em Alagoinhas, Lula terá conversas reservadas com os principais nomes da legenda e se reunirá também com o secretário estadual do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, em Salvador. Após confirmar a vinda, o ex-presidente telefonou para o afilhado político e novamente o estimulou a se manter no páreo sem tréguas. Segundo fontes ligadas a Gabrielli, Lula garantiu a ele que, até o momento, não foi procurado por Jaques Wagner para discutir o assunto e adiantou que quer entender a insistência do governador em dar a vaga ao chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Daqui não saio
A visita de Lula ocorre em meio ao acirramento das tensões entre os petistas baianos. Ontem, Gabrielli enviou uma carta ao Diretório Estadual do PT para oficializar sua pré-candidatura ao governo. O documento é o sinal mais claro de que, caso o PT anuncie a candidatura de Rui Costa no próximo dia 30, o ex-presidente da Petrobras vai se mover para que a decisão seja tomada nas prévias.


Água mole

No Palácio de Ondina, porém, a candidatura de Rui Costa é tratada como irreversível. Aliados do governador confidenciaram que a decisão só não foi anunciada porque Jaques Wagner espera os pré-candidatos deixarem o páreo e, para demonstrar unidade do partido, apoiarem publicamente o chefe da Casa Civil. Coisa que nem Gabrielli nem o senador Walter Pinheiro pensam em fazer por enquanto.


Cabrito legalizado

O deputado estadual João Bonfim (PDT) quer legalizar os chamados carros com “chapa fria” para uso da polícia. Um projeto de lei de autoria do parlamentar, atualmente em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, prevê que  veículos apreendidos e com numeração adulterada, caso não tenham a procedência e a propriedade identificadas após perícia, sejam destinados para uso das polícias Civil e Militar nas investigações e operações de combate ao crime.

Porta fechada
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, indeferiu ontem a liminar impetrado pelo juiz Vitor Manoel Sabino Xavier Bizerra contra a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determinou seu afastamento da comarca de Barra, a 650 quilômetros da capital. Bizerra é alvo de um processo administrativo-disciplinar no CNJ por causa de indícios de ilegalidades nos processos de adoção em três cidades baianas onde atuou: Euclides da Cunha, Cansanção e Monte Santo. Essa última foi palco do rumoroso caso em que cinco filhos de uma dona de casa foram adotados irregularmente por famílias de São Paulo.

Aspas
"Queremos também que seja julgado o mensalão do PSDB, que aconteceu em 1998, mas até hoje não foi a julgamento pelo STF"
Marcelino Galo (PT), deputado estadual, ao cobrar o mesmo peso e medida do Supremo em relação aos mensaleiros tucanos de Minas Gerais

Pílulas
Sem consenso, os líderes de bancada na Câmara de Vereadores de Salvador decidiram votar apenas na semana que vem os vetos do prefeito ACM Neto (DEM) a projetos de lei de autoria dos parlamentares, junto com o plano de saúde dos servidores da Casa.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!