Policiais do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da Polícia Rodoviária Federal (PRF/AL) prenderam na noite desta sexta-feira (13), por volta das 21h15, em um trecho da BR-110, em Delmiro Gouveia, um homem identificado como Cicero Antônio Cordeiro da Cruz, 32, suspeito de participar do roubo à agência do Banco do Brasil de Mata Grande, na última quinta-feira (12). Com ele os policiais encontraram várias armas de fogo e munições, além de explosivos, coletes a prova de bala e outros materiais.

Material apreendido
Segundo a PRF, era realizada uma fiscalização na divisa dos Estados de Alagoas e Bahia, quando ao abordar um carro Pálio, de cor azul e placa CVM-5861, foram encontrados no interior do veículo três espingardas calibre 12, um rifle calibre 44, dois revólveres calibres 38; uma pistola calibre 380, três bananas de dinamite e várias munições, sendo 34 cartuchos calibre 12, 33 balas de pistola 380, 30 do calibre 38 e 21 do calibre 44.
No automóvel também foram localizados cinco pavios explosivos, um colete a prova de bala, cinco tocas ninjas, cinco pares de luvas e um alicate. O acusado que é morador do bairro Centenário, em Paulo Afonso/BA, não informou de onde vinha e de quem era o armamento e o material que estava dentro do carro que conduzia.
Veículo é suspeito de ser usado em roubos a bancos
Cicero Antônio foi detido e levado para a 1ª Delegacia Regional de Polícia, onde foi ouvido pelo delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti que diante do material apreendido e baseado no veículo que tem as mesmas características de um dos que foram vistos durante a investida, acredita que o acusado tenha participado do roubo ao Banco do Brasil, em Mata Grande.
Ação foi realizada pela PRF
Ainda de acordo com Cavalcanti, no momento que foi abordado pela PRF, o acusado estava trafegando no sentido povoado Maria Bode/Paulo Afonso-BA, possivelmente retornando para sua residência no estado vizinho.
A polícia levantou que Cicero Antônio é considerado como um bandido alta periculosidade e é apontado como um dos líderes de uma grande quadrilha especializada em explosões a estabelecimentos bancários nos estados de Alagoas, Bahia, Sergipe e Pernambuco.
Parte do referido grupo criminoso foi desarticulado em uma operação deflagrada em novembro deste ano, em Paulo Afonso-BA, quando foram encontrados na fazenda do ex-vereador Delmiro Alves de Matos, mais conhecido como “Delmiro do Bode”, restos de caixas eletrônicos e um veículo suspeito de ser usado em assaltos.
Rodrigo Cavalcanti informou que o preso está sendo encaminhado para um presídio, para que não aconteça novamente um resgate, como houve na última quinta-feira (12). Policiais Militares do Grupo de Operações Especiais (Pelopes) ficaram durante toda madrugada na delegacia para garantir que a mesma não foi invadida por bandidos.
Outra Prisão
Na mesma operação, a PRF conseguiu recuperar um veículo Fiat Strada, de cor prata e placa EHJ/9972, com chassi adulterado e motor roubado. O condutor foi identificado como Jovenildo do Nascimento Ramos, 42, que é natural do Estado de São Paulo.
Veículo apreendido com várias irregularidades
Os agentes federais não acreditam que os dois casos tenham ligação, já que os dois foram abordados em sentidos opostos e em horários diferentes. Mesmo assim, será feito um levantamento para checar a suspeita. Com informações e fotos de Ítallo Timóteo, Minuto Sertão.