A prefeitura de Glória, através da Comissão Intersetorial formada por representantes das secretarias municipais, apresentaram na ultima quarta-feira(12), o Diagnóstico Municipal da Primeira Infância, que tem como o objetivo: Proporcionar uma análise de políticas públicas para a primeira infância, e a partir das discussões, fazer levantamentos dos problemas existentes no município, apontando possíveis soluções, decorrendo com isso para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância.
Durante a apresentação feita pela articuladora do município, Maria Mirtes Silva, a mesma falou de pontos importantes, como: A trajetória do plano, a importância da prioridade para as crianças, preencher as lacunas e colocar a criança como tema, demandar recursos no PPA, entre outros. Estiveram presentes também membros da comissão responsáveis pelo diagnóstico, assim como representantes dos seguintes seguimentos: Secretaria municipal de governo, sec. de educação, sec. de saúde, sec. de agricultura, CRAS, Conselho Tutelar, Pastoral da Criança, Grupo de Jovens, Assistência de Mulheres, Câmara Municipal e Assistência de desenvolvimentos Sócio Econômico do Povoado Salgados dos Benícios.
A secretária de educação, Josefa Vicente, representou a prefeita e falou sobre a importância do diagnóstico para as crianças glorienses. “Todos estamos aqui para fazer parte da elaboração e construção de um plano muito importante para o município e vamos fazer uma articulação com todas as secretarias para que consigamos acabar com qualquer dificuldade na captação de recursos, unindo cada vez mais as políticas de estado e governo”.
Os eixos discutidos foram: Educação, Saúde e Assistência Social. As propostas debatidas nos grupos, retornaram a plenária e posteriormente a comissão irá fazer uma sistematização, focando nas prioridades para elaborar o Plano Municipal da Primeira Infância.