Em continuidade ao Projeto de Ações Socioculturais nas Escolas, com o objetivo principal de aproximar cada vez mais a Polícia Militar da comunidade da qual é parte importante, o Policiamento Comunitário do Vigésimo Batalhão de Polícia Militar desenvolveu, de 18 a 22 de agosto de 2014, no Câmpus de Paulo Afonso, ações socioculturais diversas.
O projeto, gestado no Comando do Tenente Coronel Josemar Pereira Pinto, e com continuidade no Comando atual do Tenente Coronel Osival Moreira Cardoso, além de aproximar a PM da comunidade à qual serve, tem como objetivo prevenir o consumo de drogas, incutir nos futuros técnicos, trabalhadores e profissionais a noção de prevenção de acidentes e estabelecer práticas de convivência social sadia, entre outros.
A execução do projeto, coordenado pela Aspirante Michelle, assessorada pelos soldados Wnilma dos Anjos e Adailton, contempla uma semana em cada escola de Paulo Afonso e da região. São realizadas palestras, exposições, documentários e debates com a participação dos alunos da unidade escolar e da comunidade em geral.
A Polícia Militar conta com parceiros importantes como o Conselho Tutelar, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarnição dos Bombeiros representada pelo Tenente Daniel e a psicóloga Aldenora. O reconhecimento do valor da iniciativa do Cel. Josemar no âmbito de todo o estado se deu com a concessão do Prêmio Boas Práticas do Governo do Estado da Bahia no ano de 2013. O Projeto de Ações Socioculturais do Vigésimo Batalhão da Polícia Militar concorreu com 240 projetos de toda a Bahia
O encerramento do evento no Câmpus de Paulo Afonso aconteceu na quadra poliesportiva na sexta-feira, dia 22 de agosto, com a presença do Diretor Prof. Arleno José de Jesus. Na ocasião, grupos de alunos fizeram apresentações e participaram da avaliação final da execução do projeto.