26 de agosto de 2025

É hoje! Primeira aula do curso de Medicina da Univasf de Paulo Afonso, com a presença do Governador

Por

Uma aula magna marcará nesta segunda-feira (15), às 19h, o início das atividades acadêmicas do curso de Medicina do campus Paulo Afonso, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A solenidade contará com a presença do governador Jaques Wagner, do diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde do Ministério da Educação (MEC), Vinicius Muricy da Rocha, acadêmicos e estudantes. Com o início do curso de Medicina, em Paulo Afonso, a Univasf amplia a sua participação na Bahia, que já conta com outros dois campi, nos municípios de Juazeiro e Senhor do Bonfim.

Provisoriamente, a Univasf irá funcionar nas instalações do Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA), antiga Escolinha da Chesf. O local foi reformado para receber salas de aula, laboratórios, biblioteca e salas administrativas, até que a construção da sede própria do campus esteja concluída.

O campus inicia suas atividades com o curso de Medicina, cuja primeira turma é formada por 40 estudantes, que ingressaram por meio do segundo processo seletivo de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio, realizado em 2013. O curso terá duração de seis anos, mais dois anos de Residência Médica. O quadro de servidores é formado por nove docentes e sete técnico-administrativos em Educação (TAEs).  

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), conta o apoio da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), realiza aula inaugural do Curso de Medicina.

“É um marco na história de Paulo Afonso. Um município que tem grande relevância no desenvolvimento socioeconômico da região. É a conquista de um sonho coletivo realizado a partir dos esforços de muitas parcerias, a exemplo da Chesf, que reconhece assim seu compromisso social e consciente do benefício da democratização do Ensino Superior”, declara o diretor Administrativo da Empresa, Helder Rocha Falcão.

Para viabilizar a implantação imediata do curso de Medicina, a Chesf disponibilizou três blocos do Serviço de Ensino Técnico Operacional de Paulo Afonso (SPTO) e assumiu a reforma com as adequações exigidas para o funcionamento provisório do curso. 

Em 2013, a Companhia fez doação de terreno com 96 mil m2 para construção do Campus, sendo esta uma contribuição significativa para o acesso à Universidade Federal naquela região.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!