As escolas da Rede Municipal de Ensino mais uma vez brilharam na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, edição literária que objetiva a melhoria da leitura e da escrita nas escolas públicas de todo o país, cuja realização resulta de uma parceria do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social.
A Comissão Julgadora Municipal (CJM), constituída pelos professores Rinaldo Luís, Elim Juliana, Maria do Carmo Joaquina, Heloísa Marques e pelos escritores Francisco Nery Júnior e João de Souza Lima, reuniu-se no dia 01 de setembro para apreciação dos trabalhos. Foram analisados os gêneros Poema (para 5º e 6º anos do Ensino Fundamental), Memórias (para 7º e 8º anos do Ensino Fundamental), Crônica (para 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (para 2º e 3º anos do Ensino Médio).
Após os resultados da CJM, os trabalhos literários de alunos, que já haviam concorrido e vencido na Etapa Escolar, foi possível perceber a hegemonia da Rede Municipal de Ensino nesse evento que classificou para a Etapa Estadual, cujas vagas são determinadas pelo regulamento.
O IFBA, Campus de Paulo Afonso, se fez representar pelo Prof. Francisco Nery Júnior da Comunicação Social do IFBA, órgão federal, como membro da Comissão Julgadora Municipal a convite da Profa. Selma Carvalho, Secretária Municipal de Educação.
Foram classificados:
POEMAS: Pintando o meu sertão, autora Ana Kailane Santos (Escola Municipal Raimundo Medeiros da Silva Toledo) e Riquezas de Paulo Afonso, autor Rafael Oliveira (Colégio estadual Polivalente de Paulo Afonso).
MEMÓRIAS: Foi difícil, mas fui feliz, autora Lays Maia (Escola Municipal Raimundo Mederico da Silva Toledo) e Não quero esquecer, autor Melquíades Cruz (Escola Municipal General Árgus Lima).
CRÔNICA: O tablete da minha terra, autora Estefani Tavares (Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica – 1) e Meu lugar, autora Eduarda Teixeira (Escola Municipal General Árgus Lima).
ARTIGO DE OPINIÃO: A falta de investimento público nos povoados de Paulo Afonso, autor Iago dos Santos (Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica – 1).