9 de setembro de 2025

Milhares de pessoas transformam Recife em ‘Mar Vermelho’ com Dilma e Lula; veja

Por

Recebidos por uma multidão, a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Lula participaram de caminhada no Centro do Recife, no início da noite desta terça-feira. O evento teve concentração no Parque 13 de Maio em direção à Praça da Independência, passando pelas Avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes.

“Estou muito feliz de estar aqui em Pernambuco, e eu amo vocês!”, disse a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, na abertura do comício no Centro do Recife, em Pernambuco, que reuniu um público de 52 mil pessoas, segundo a Polícia Militar pernambucana.

Dilma traçou um perfil dos nordestinos a partir da sua luta histórica por reconhecimento e justiça social. “Vocês representam muito o Brasil, têm uma história libertária de conquistas e conhecem bem o preconceito, a desigualdade e tudo ao que séculos de exploração condenaram essa parte do Brasil”, lembrou.

Para colocar o período de esquecimento do Nordeste por parte dos governantes no passado, a presidenta destacou que, a partir de 2003, a história começou a virar em favor da região.

“Ter tido como presidente um nordestino da qualidade do Lula, respeitado no mundo inteiro, que começamos um processo de luta e de afirmação de que poderíamos ser um país mais igual, solidário, e que todo povo brasileiro tivesse voz e vez. O direito ao emprego, e que todo trabalhador pudesse colocar seu filho na universidade e vê-lo virar doutor”.

Sobre a estagnação nos tempos do PSDB na presidência, Dilma recordou a proibição por decreto da construção de escolas técnicas no governo FHC, que construiu apenas 11 unidades em oito anos, enquanto em 12 anos dos governos Lula e Dilma foram construídas 422 escolas técnicas.

“E não fizemos escolas em um lugar só, como eles sempre fizeram. Nós espalhamos pelo país. Eles bateram o recorde de desemprego em 2001 e 2002. Entregaram uma herança maldita de 11,4 milhões de brasileiras e brasileiros desempregados, enquanto nós, desde 2003 criamos 20 milhões de novos empregos”.

Dilma reforçou que seu empenho pelo desenvolvimento de Pernambuco e de todo o Nordeste teve como resultado o maior crescimento da região, entre todas as regiões do Brasil, registrando o maior percentual de geração de empregos, para tirar o atraso dos oito anos de governos do PSDB.

“A coisa que tenho imenso orgulho – com a parceria que se construiu aqui em Pernambuco – é da quantidade imensa de oportunidades de trabalho. Aqui foi criado um dos maiores mercados consumidores do Brasil”.

Economia e reta final das eleições
Sobre os avanços econômicos do Brasil em relação ao resto do mundo, Dilma voltou a comparar a herança do PSDB na presidência com o novo Brasil que surgiu após 12 anos de governo do PT.

“Quando eles governaram, o Brasil era devedor, de joelhos diante do FMI, que decidia até quanto se gastava em saneamento, e decidia a nossa vida. Hoje o Brasil é credor. Deixamos de ser a 13ª economia do mundo e passamos a ser a sétima economia, e pra isso, Pernambuco e o Nordeste deram uma enorme contribuição”.

Ao final, Dilma pediu para que cada pernambucano e nordestino votem neste domingo (26) para afastar a ameaça de retrocesso do Brasil.

“Vamos no dia 26 dar a derrota para os tucanos. Vamos mostrar que esse país tem coluna vertebral, tem mulheres coragem e fé. O estado de Pernambuco me honra estando perto de mim”, finalizou.

“Sabemos porque votamos em Dilma”
Lula também falou para a multidão na capital pernambucana. Afirmou que o Nordestino sabe porque vota em Dilma. “Nós votamos na Dilma porque queremos mais universidades, mais emprego, mais salário, mais Pronatec, pelo pré-sal. Votamos na Dilma sobretudo porque somos um povo consciente”.

Em seguida criticou as interferências e os conselhos de publicações estrangeiras sobre o voto do brasileiro. “Votamos em Dilma porque não gostamos de receber ordem do FMI. O que a The Economist (revista) acha que a gente é? Que eles podem dar ordem e a gente responde? Será que perderam o juízo? A gente vai ter que escolher: ou vota no candidato do banqueiro, ou vota no candidato do brasileiro”.

 

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!