A queda na arrecadação dos Royalties, FPM e ICMS, afetou diretamente o orçamento da Prefeitura de Paulo Afonso em consequência da crise financeira, que afeta os municípios. Com o intuito de amenizar o impacto desta crise, recentemente o prefeito Anilton Bastos (PDT) promoveu um plano de ações de contenção de despesas para a adequação do município às previsões de cumprimento da lei de responsabilidade fiscal.
O prefeito, a procuradoria do município, secretários, integrantes da tesouraria, recursos humanos e contabilidade, com base no real momento que o município vem vivendo, além de demitirem centenas de contratados (os números oficiais não foram divulgados), suspenderam vários contratos com fornecedores e prestadores de serviço.
O contrato com a empresa GARD Terceirizações de Serviços LTDA, por exemplo, sofreu uma suspensão parcial dos serviços prestados à prefeitura. O prefeito Anilton determinou a redução dos valores do contrato no mês de novembro/2014 no percentual de 30% (trinta por cento) e no mês de dezembro/2014 no percentual de 50% (cinquenta por cento) dos valores pagos mensalmente. Segundo o prefeito a medida foi tomada “para fins de adequação orçamentária e financeira, necessárias ao equilíbrio das contas públicas para fechamento do exercício 2014".
O contrato da prefeitura com a GARD tem como objeto a execução de serviços de limpeza urbana e rural e coleta dos resíduos oriundos no município de Paulo Afonso. O valor do contrato entre a prefeitura e a GARD gira em torno de R$ 4 milhões por ano.Com a redução, a empresa teve que demitir dezenas de funcionários, que em sua maioria, recebia um salário mínimo.