O governador eleito, Rui Costa (PT), até que tentou mostrar distanciamento da corrida pela presidência da Assembleia, mas acabou traído pelo próprio discurso. Em entrevista à imprensa durante a inauguração do ginásio de esportes de Cajazeiras, ontem de manhã, deixou escapar, nas entrelinhas, a preferência pela reeleição de Marcelo Nilo (PDT), que tem como único concorrente o deputado petista Rosemberg Pinto. “Acredito na possibilidade de consenso para que em breve haja um afunilamento e não tenha disputa. O que seria melhor para a base do governo, que ia entrar unida na disputa”, afirmou ao site Bocão News. Como é clara e pública a vantagem de Nilo, o que Rui quis dizer, e não disse diretamente, é que espera a saída honrosa de Rosemberg. Razão mesmo tinha o célebre estadista português Sá Carneiro quando disse que “em política, o que parece, é”.
Menu de entrada
Os deputados estaduais da base aliada ao PT foram convidados para uma reunião fechada com Rui Costa na próxima segunda-feira. Na ocasião, vai apresentar aos parlamentares o modelo de governo elaborado pela equipe de transição, base para o projeto de lei de reforma administrativa que será enviado para votação na Assembleia. O que inclui fusões, extinções e desmembramentos de secretarias e órgãos.
Bicos fechados
Entretanto, ao contrário de suas declarações sobre a eleição na Casa, o futuro governador não deixou ainda uma pista sequer sobre os nomes que vão compor e deixar o alto escalão do Palácio de Ondina. Em relação ao sigilo adotado nesses dias, criatura e criador são iguais. O padrinho de Rui Costa, Jaques Wagner, jura não saber até agora para onde vai no governo Dilma Rousseff, embora ninguém acredite.
Adeus EBDA
Em pelo menos um caso, a blindagem do governador eleito sobre as mudanças no Executivo deixou brechas. Fontes da cúpula do Executivo garantem que a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) será extinta, como parte das modificações previstas para 2015. O órgão emprega ao menos 50 servidores já aposentados, mas que continuam na ativa à espera da compulsória para quem atinge 70 anos de idade. A previsão de saída em massa desse contingente, mais as dezenas de nomeados para cargos de confiança. Ao mesmo tempo, Rui Costa vai criar uma super-secretaria de Desenvolvimento Agrário, que cuidará especificamente dos projetos e programas voltados à agricultura familiar.
Costura por cima
O prefeito ACM Neto (DEM) estava, ontem, em Brasília, para mais uma rodada de discussões sobre o futuro do Democratas, partido que possui seu mais forte reduto na Bahia. As conversas dos líderes do partido passam pelo gabinete do senador Aécio Neves (PSDB) e envolvem, a princípio, a formação de um bloco com o Solidariedade.
Pano de fundo
Para integrantes da base aliada a ACM Neto, o interesse do PTN pela presidência da Câmara de Vereadores de Salvador é menor do que aparenta. Na verdade, o que interessa de fato ao comando da sigla, a maior da bancada da prefeitura, é conquistar mais espaço no Palácio Thomé de Souza. De preferência, o controle de uma secretaria com bala na agulha.
Carlos Geilson (PTN), deputado estadual, um dos três oposicionistas a votar pela rejeição das contas de Jaques Wagner de 2011 e 2012, aprovada ontem na Assembleia
Pílula
*A grande dúvida para dezembro: o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, secretário do Planejamneto, fica?