3 de setembro de 2025

Gecildo Queiroz Lima: ‘O Inesquecível Papa-Fila’

Por

Por Gecildo Queiroz Lima
E-mail: [email protected]

O INESQUECÍVEL PAPA-FILA
 

Quando estudava na Fazenda Chesf a maior das diversões era ir à escola no Papa-Fila. Para quem não conhece, o Papa-fila era uma carreta adaptada para transportar trabalhadores e alunos. Era preciso um veículo suficientemente capaz de levar tanta gente às áreas de trabalho. Como solução, a Chesf providenciou um monstro gigante e azul para engolir, papar as filas, os formigueiros humanos de operários e levá-los aos canteiros de obra.

Nascia o legendário Papa-fila. Quem andou num deles não se esquece da experiência. O Papa-fila era um dos lugares onde a meninada mais "fazia arte". Não faltava nada: gritaria, puxão de cabelo, empurra-empurra e muitos tapas na cabeça. Ninguém escapava dos tapas.

Por causa da bagunça que se formava na entrada dos estudantes, houve muitas reclamações dos trabalhadores que viajavam com eles. Mas não tinha jeito, era tradição. Os alunos ficavam na janela e batiam na lataria. Quando um dava a primeira pancada, era como se a Escola de Samba Unidos da Escola Rural entendesse o chamado. E a paz, se um dia existiu naquele lugar, arrumava as malas e ia embora.

A pessoa mais paciente do planeta Terra era o motorista do Papa-fila. O homem tinha que suportar diariamente, sem trégua, o ensaio de todas as baterias de escolas de samba nascidas no caminho para Escola Rural. E os músicos eram incansáveis. Perdiam a mão, mas parar de bater na lataria, jamais. Não tinha jeito, era só alguém gritar: "O Papa-fila, lá vem o Papa-fila…", e uma multidão de moleques suados, apressados, desgovernados, corria na direção do grande veículo azul.

Na Escola Rural da Fazenda Chesf, a gente lamentava quando não ia à escola, não pelo estudo em si, mas por não querer perder nenhum minuto no lugar onde a bagunça era a ordem. Ninguém da turma queria abrir mão da maior das diversões, nenhum menino queria perder um dia sequer de aventura no inesquecível Papa-fila…

Trecho tirado do livro A RUA DA FRENTE, de Gecildo Queiroz. À venda na ÓTICA CHARME (75/3281-3372) e com o autor (75/8811-8607).

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. Marta says:

    Saudades do papa-fila é dá escola rural Ministro Simões Lopes. O tempo passa, mas a saudade, não..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!