A hipótese de uma mini reforma no governo Anilton por enquanto ficou nas especulações. Ou, no desejo de alguns analistas que avaliam uma mudança no governo como extremamente importante parar dar uma sacudida nas ações que nos últimos 24 meses, estagnaram. Se dependesse do desejo de alguns observadores do governo, o prefeito trocaria os secretários de Serviços Públicos, Infraestrutura, Turismo, Finanças e Planejamento.
A secretária de desenvolvimento Econômico Lêda Chaves, também fazia parte do despejo, mas foi elevada ao cargo de vereadora com a morte de Juvenal Teixeira. Não há quem consiga extrair uma palavra do prefeito Anilton sobre o assunto. Seria natural e saudável depois de dois anos de gestão haver mudanças. Sempre oxigena a administração. Entretanto, ABP segue o ensinamento que diz: “Não se mexe em time que está vencendo”.
Porém, se Anilton estiver pensando em mudanças, elas devem ocorrer na próxima semana, quando termina o recesso de fim de ano, ou é provável que o prefeito tire umas férias, e com isso, ganhe um pouco mais de tempo para pensar. Tudo pode acontecer, ou até mesmo, nada.
O certo é que o PT de Paulo Afonso quer mais prestígio do prefeito Anilton Bastos. Em recente postagem em seu site, o radialista Bob Charles, afirmou:
"O PT espera, e com razão, um generoso espaço na gestão do Governo Anilton Bastos Pereira. O partido foi dos primeiros a acreditar no projeto da eleição do governador eleito Rui Costa, indicou Otto Alencar para integrar a chapa na condição de candidato ao Senado, deu uma votação expressiva ao deputado federal reeleito Josias Gomes e a reboque Paulo Rangel, apesar de o prefeito Anilton ter feito opção por Luiz de Deus (DEM) e conseguiu acrescentar de forma decisiva os votos que ABP precisava em Paulo Afonso, para transformá-lo na principal liderança política do município e o mais respeitado da região.
Assim, uma ala do PT não esconde o desejo de ver Adauto Alves (Presidente do PT em Paulo Afonso) na SERIN e Carlinhos de Tico na secretaria de Serviços Públicos. Em tempo é de bom alvitre lembrar que Luiz Carlos de Carvalho, o Carlinhos de Tico já teve uma rápida passagem na secretaria de Turismo. Mas, nem ele nem o atual Marlos Guerra conseguiram melhorar o ranking de Paulo Afonso como destino turístico.”