11 de setembro de 2025

‘Bate boca’ na câmara de Glória: entre Valério e Nido são dois prá lá dois pra cá (Fotos)

Por

Na manhã desta terça-feira (10), a secretária de educação do município de Glória, Josefa Vicente foi à Câmara Municipal falar sobre a situação da sua pasta. Havia um bom tempo que os vereadores pediam a presença da secretária para que pudessem dissolver dúvidas, principalmente sobre deslocamentos dos alunos da zona rural.

Ficou claro pela exposição de Josefa, que nos últimos quatros anos, o município vem registrando queda no número de alunos matriculados, e isto obriga a reformulações com vistas a não perder a qualidade do ensino. São informações importantes, vale dizer, tanto para os vereadores como os interessados diretos, ou seja, toda sociedade.

Passadas duas horas, o tom amigável da palestra, deu lugar a um bate-boca. Valério José (PT) pediu para usar a Tribuna antes do tempo, pois precisava sair para levar a filha ao hospital, Nido estipulou dez minutos, Josefa não gostou de ter a palestra interrompida e o tempo fechou, sobrando para o presidente José Nilson (PSD). Acompanhe:

Valério pede que Nilson assuma a presidência. “Fique à vontade e não fique nervoso!, todo mundo passou o tempo, o senhor não é mais o presidente, fosse alguém do governo ele tava defendendo, já passou seu tempo, deixe o presidente falar! O presidente é José Nilson.

José Nilson só não quer problema. “Eu estou tentando ser amigável, não quero ser desagradável com ninguém, vamos cumprir o que combinamos”.

Nido respondeu. “Quero dizer senhor presidente, que o colega se comportou indevidamente, ele não pode usar o tempo que quer, sou eu quem determina.

Valério ameaçou voltar à discussão, mas palestra continuou. “Fui convidada a está aqui e não vou abrir mão sobre a Casa, e sobre o direito de falar da educação aqui” disse Josefa quando o presidente pediu agilidade dado adiantado da hora.

Cumpre dizer, a razão ficou de fora. Antes de Josefa, precisamente quinze dias, o secretário de infraestrutura, Francisco Alves foi à Câmara, conversou muito à vontade com os vereadores, tirou dúvidas e esclareceu sobre obras que estão à espera da liberação de emendas. Se fosse dada a mesma orientação à Josefa, nada disso teria acontecido. “Há muito tempo venho pedindo aos vereadores para revermos o Regimento Interno, e darmos mais dinâmica aos trabalhos, principalmente durante as Sessões”, disse Alex Almeida, líder da oposição.

Foram cinco longas horas, a Sessão terminou pouco depois das 14h, e o que poderia ser bem aproveitado numa conversa franca, direta, acabou dando lugar a um mal estar entre alguns edis, o que foi uma pena, pois a competência da secretária está fora de questão.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!