13 de setembro de 2025

Clima de tensão gera discussão entre líderes do governo e da oposição na câmara de Glória

Por

A Sessão da Câmara Municipal de Glória, excepcionalmente nesta quarta – feira (22), seguia tranqüila, uma vez que a oposição não muda a nota de críticas ao governo da prefeita Ena Vilma Negromonte (PP) e os vereadores da base seguem na defesa do seu trabalho. Até aí tudo caminhava como manda o figurino. Eis que o líder da minoria, Alex Almeida (PDT) leu uma carta que também parecia vir de um colega da bancada oposicionista, mas era do secretário de saúde de Paulo Afonso, Alexei Vinícius.

“… mais uma vez um cidadão gloriense pena por omissão da secretária de saúde de Glória, dessa vez uma criança de apenas quatro anos, que ficou entre a vida e a morte aguardando uma remoção de UTI móvel…”, diz um trecho da correspondência lida na Tribuna. Se a ideia de Vinicius era se solidarizar com a família do garoto, que infelizmente não resistiu à descarga elétrica, vale dizer, serviu para calçar a oposição que tentou pisar no governo. “Todos nós estamos fadados a sermos humilhados como aconteceu com essas famílias?” perguntou Alex.

Segundo diz o texto, o hostipal Nair Alves de Souza não era responsável pela remoção da criança por se tratar de uma unidade privada da Chesf. O assunto merece uma atenção especial, pois o município de Glória repassa sua cota da saúde a Paulo Afonso, e como é sabido de todos não possui UTI, então cumpre a cada município se responsabilizar o serviço. O secretário alegou ainda, que se houvesse concomitantemente um paciente de Paulo Afonso, como há de se imaginar, as coisas se complicariam muito.

O líder do governo, Gilmar Pereira (PP) respondeu, desmentiu a suposta negligência do município e acusou Alex Almeida de fazer da tragédia um fato político. “Quando o hospital quer entrar em contato com a secretária Ademásia faz, eu mesmo liguei para a família, comuniquei o fato à prefeita, ofereci ajuda no que fosse necessário para que pudéssemos fazer a remoção da criança numa UTI particular, quando fomos informados que a transferiria já estava sendo feita”, rebateu Gilmar e continuou. “O que está escrito nesta carta não conta como de fato aconteceu, e o vossa excelência está fazendo da tragédia um fato político”

A prefeitura de Glória voltará a ter convênio com uma empresa que presta o serviço de UTI para remoção dos pacientes, segundo informou Gilmar.

Segue outros destaques da Sessão:

Roupa suja se lava é no plenário. O vereador Dorgival Araújo (PV) se dizia desiludido com a política e que fatalmente não sairia mais candidato. Eis que a política apaixona e não se larga assim tão fácil um amor. Nos bastidores corre sem muita reserva, o boato que Dorginho não teria opção, já que migrou para a oposição e sua eleição se deve muito ao apoio de alguns de seus parentes ligados incondicionalmente à prefeita. “Estive no governo Vilma por quatro campanhas seguidas, saí e reconheço que ninguém fez por este município o que esse governo fez, mas pode avisar ao meu sogro que se resolver sair candidato não passarei por lá para pedir voto”, surpreendeu o vereador.

Carlinhos do Brejo (PP) gostou da decisão de Dorginho. Ainda não se sabe como se organizará a disputa eleitoral em 2016, principalmente quando dentro do mesmo partido, existem os confrontos e no caso específico de Glória, os adversários. Por enquanto todos querem sair de alguma maneira. Se Dorginho mantiver a palavra e continuar sua vida política, apoiará Carlinhos do Brejo, o mesmo se diga da vereadora Rita de Oliveira (PP). Carlinhos ainda tenta pescar algum insatisfeito do governo para equilibrar o jogo, e partir deste momento nenhum acordo sai mais visando os trabalhos legislativos. “Pode vir mais que a gente ajeita”, disse em apoio a Doginho.

José Nilson (PSD) parabeniza os 41 anos do povoado Quixaba! No dia 19 de abril o mundo lembra que todos somos índios. Quixaba é uma palavra indígena e Glória um município felizmente com muitos índios, tudo combina então. “A Quixaba é um povoado muito especial, cresceu muito ao longo desse tempo, tem atenção do governo que dedica um dia para atender as pessoas de lá”, lembrou José Nilson que é cacique do Brejo. “Temos a aldeia Pancararé e mais três espalhadas pelo município, o dia 19 de abril aqui para Glória é muito importante”.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!