A primeira Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (DEAM) foi criada em São Paulo, em meados da década de 1980. Três décadas depois as Deans se tornaram instrumentos fundamentais para garantir direitos não só das mulheres mais de minorias marginalizadas socialmente. “Hoje comemoramos o aniversário da Deam de Paulo Afonso, parabéns aos que fazem parte desta história vitoriosa” parabenizou Dra. Lígia, delegada titular.
Dra. Lígia, delegada titular da DEAM em Paulo Afonso-BA
A assistência, no entanto, ainda está longe de grande parte das vítimas, em especial daquelas que passaram por violência sexual na infância e só depois de muitos anos conseguiram buscar ajuda. Por esses e outros motivos, principalmente pelos índices ainda muito elevados de violência contra a mulher, nunca é demais lembrar a Lei Maria da Penha que acolhe essas mulheres nas delegacias espalhadas pelo Brasil, e, consequentemente, parabenizar os responsáveis pela instalação da Deam em Paulo Afonso.
A cidade hoje é um modelo porque tem uma rede de assistência à mulher cuja Deam é o primeiro passo, aqui o problema extrapola as quatro paredes e se torna visível. A maior contribuição da Deam não está apenas na prisão do agressor ou do assassino, mas de derrubar paulatinamente a ideia que a vítima é a responsável pela agressão.