Dias 26 e 27 de Abril de 2018 foram intensos. E serão inesquecíveis…
Manhã de sexta-feira, dia 27 de Abril de 2018. Câmara de Vereadores de Paulo Afonso
Muita emoção, muitas homenagens, todas muito merecidas e que já deveriam ter acontecido antes. E, nesse clima, os moradores de Paulo Afonso foram-se despedindo do seu inventor, ABEL BARBOSA.
Foi uma despedida como deveria ser. Seu corpo foi velado na Câmara, onde passou boa parte de sua vida política nos embates mais vigorosos, sempre em defesa dos mais humildes.
À homenagem da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA, através do seu presidente, Prof. Antônio Galdino da Silva que disse: “Há amigos mais chegados que irmãos”, se juntaram as mensagens, carregadas de emoção do Vereador Marcondes Francisco, Presidente da Câmara, do vereador e também imortal da ALPA, Jean Roubert, do PTB, partido fundado por Abel Barbosa em Paulo Afonso que foi o seu presidente por dezenas de anos e a palavra do Prefeito Luiz Barbosa de Deus que afirmou, como sempre o fez: “muita coisa que Paulo Afonso tem hoje começou na gestão do prefeito Abel Barbosa”.
Antes, falaram o vereador mais idoso da Câmara, Pedro Macário Neto, trazendo uma mensagem do vice-governador João Leão, e a amiga de tantas décadas, Adeilda Xavier, falou da sua emoção ao viver esse momento e leu uma mensagem enviada pelo afilhado de Abel Barbosa que mora no Recife, Edson Mendes, filho do maior amigo de Abel, Pedro Mendes.
Abel Barbosa, membro e patrono da Cadeira Nº 11, da Academia de Letras sempre foi um entusiasta e apoiador da cultura, da literatura, da informação no município. Ele próprio, nos difíceis primeiros tempos da Distrito de Paulo Afonso chegou a criar dois jornais na cidade.
Abel Barbosa, ao cumprir a sua missão entre nós, teve a despedida merecida. Com todas as honras. Na Câmara de Vereadores, que foi a sua casa durante muitos anos, nas ruas, com o aplauso do povo ao passar o seu corpo levado pelo carro do Corpo de Bombeiros, nas palavras de D. Rita, das primeiras moradoras do Mulungu, nome da preferência de Abel mas hoje se chama BTN.
Final da manhã de sexta-feira, dia 27 de Abril de 2018. Capela do Cemitério Pe. Lourenço Tori e Jazigo de D. Quitéria Maria de Jesus.
Nas lágrimas de muitos quando a banda da Prefeitura de Paulo Afonso tocou, várias vezes a canção Amigos para Sempre, na decretação de luto oficial pela Prefeitura e pela Câmara e ao final, no toque do silêncio feito Sargento Vicente, autorizado pelo Comandante da 1ª de Infantaria do Exército brasileiro no encerramento da programação enquanto o caixão com o corpo do guerra era colocado no túmulo onde, há muitos anos, foi sepultada sua mãe, D. Quitéria Maria de Jesus que deu o seu nome para grande colégio estadual no Bairro Tancredo Neves.
Agora, depois de uma vida tão intensa, todo o tempo, o nosso gigante guerreiro de pequena estatura, que no dia 03 de Junho faria 90 anos de idade, descansa, está repousando.
Silêncio! Deixemos o nosso guerreiro descansar… (Prof. Galdino)
Hipócritas oportunistas! Enquanto ele morria à míngua, só o procuravam para tirar fotos e registrar na mídia, não como homenagem a ele, e sim como auto-promoção! Nos últimos dias de vida finalmente se lembraram de lhe outorgar o título de cidadão pauloafonsino, desvalorizado pela concessão a torto a direito a qualquer um…
Realmente .
O guerreiro está descansando e o alguns malas estão roubando nesse momento , com a autorização do povo
Pequeno e grande ao mesmo tempo.
Muito bom esses vereadores conduzirem o caixão, mas entristece saber que esses mesmos junto com toda a bancada não fizeram valer o projeto que dava uma aposentadoria para ex prefeito na qual o Sr. Abel se enquadrava. Alguém pra explicar tal caso?
Boa tarde !! até agora não entendo como o senhor prefeito não fechou as portas de todas as repartição , uma que esse senhor Abel Barbosa foi quem deu vida a cidade hoje conhecida como capital da energia Paulo Afonso , foi ele que emancipou Paulo Afonso achei uma falta de respeito.
veja á cara dos oportunistas miseráveis …tudo querendo aparecer hipócritas
Agora eu pergunto a vocês que se beneficiaram com todas as coisas que esse guerreiro fez e que deu a vocês. Por que vocês não fiseram nada por ele enquanto estava em vida.
Emoção de vereador frajuta e oportunista, palavras de prefeito sem autoridade e inerte e mais dominado por bajuladores , e homenagem de academia para quem foi desprezado e esquecido por muitos anos, isso não vale nada, é só demagogia para aparecer perante a população. Isso é chamar o povo de Paulo Afonso de otário . O homem passou trinta e três anos abandonado ,jogado em um bairro periférico e nunca um político desse da antiga foi lhe fazer uma visita. Apenas o exploraram ,quando ele estava no poder.