O pré-candidato a deputado federal, vereador Alexandre Aleluia (PL), comentou na manhã desta segunda-feira (8) sobre a melhora do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas de intenções de voto. A nova rodada da BTG/FSB, divulgada nesta segunda, mostra que a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) diminuiu para sete pontos percentuais.
Ao bahia.ba, o vereador destacou que, embora não confie em algumas pesquisas, nenhum levantamento pode “esconder” a melhora do presidente, impulsionada pelos benefícios concedidos após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 15, conhecida como PEC dos Auxílios.
“Eu não dou muito crédito para institutos de pesquisas que têm errado constantemente nas últimas eleições presidenciais. Mas sem dúvidas a PEC dos benefícios é o maior corte de impostos da história e é impossível não ter sido enxergado e abraçado pela população. Nenhuma mentira pode esconder uma queda de até R$ 2,00 na bomba de combustível”, disse Aleluia.
O levantamento em questão mostra Lula com 41% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro marcou 34%. Na última pesquisa, divulgada no final de julho, Lula tinha 44% e, Bolsonaro, 31%. A distância encurtou também na simulação de segundo turno, onde Lula apareceu com 51% (-3) dos votos e Bolsonaro 39% (+3).
A pesquisa realizou 2.000 entrevistas de 5 a 7 de agosto de 2022. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08028/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.