
A Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA, na abertura do Ano Acadêmico 2019, prestou homenagem a sete mulheres pauloafonsinas que se destacaram em suas áreas de atuação. Entre elas, a professora Wilma Eugênia de Oliveira, diretora emérita do Colégio Sete de Setembro e viúva do fundador do Grupo Sete de Setembro, professor Gilberto Gomes de Oliveira.
O evento que fez alusão a passagem do Dia Internacional da Mulher aconteceu na noite da última terça-feira, 12, na Câmara Municipal de Paulo Afonso. E contou com a presença de membros da ALPA, autoridades, convidados e personalidades da comunidade.
Dona Wilma, como é conhecida, pioneira na educação junto com o marido, trabalhou na Escola Evangélica Antônio Balbino, criada em 1955, aquela que foi a primeira instituição de ensino construída fora do acampamento da Chesf.
Foi essa iniciativa que mais tarde, no ano de 1964, deu início ao Colégio Sete de Setembro, e, em 2002, à Faculdade Sete de Setembro.
Veja outras mulheres homenageadas pela ALPA:
Advogada Socorro Rolim (OAB) – pelo seu trabalho na OAB de Paulo Afonso;
Empresária Adeilda Xavier (Loja Brisa) – pioneira no comércio de Paulo Afonso e na Ascopa;
Pedagoga Edvalda Aroucha, (AGENDHA) – pelo seu trabalho com as mulheres da área rural;
Professora Marileide Queiroz (Col. Montessori) – pelo trabalho no ensino infantil/fundamental e médio;
Professora Lizette Alves dos Santos, vereadora pioneira da primeira legislatura de Paulo Afonso (1959-1962), eleita em 1958.
Vereadora Leda Chaves (Irmã Leda), da atual legislatura da Câmara Municipal de Paulo Afonso, pela sua atuação como vereadora, especialmente voltada para as mulheres e a área social.
A programação trouxe ainda atividades alusivas ao Dia da Poesia (14 de março, data do aniversário do nascimento do poeta Castro Alves), com extensa programação.
Veja mais
A ALPA realiza Abertura do Ano Acadêmico e homenageia Mulheres Especiais
Muito merecido mulher guerreira. De um coração gigante que deus a abençoe grandemente