O SITE PA4 teve acesso a um ofício assinado pela interventora do Lar da Criança Vicentina de Paulo Afonso, Cláudia Cavalcante Silva Santos, comunicando o encerramento das atividades da instituição no município.
O documento de agradecimento enviado a um dos órgãos parceiros do Lar da Criança informa que a decisão tomada se deve a situações adversas enfrentadas pelo órgão.
“O Lar da Criança Vicentina de Paulo Afonso, na data de 17 de maio de 2023, encerrou suas atividades em reunião extraordinária realizada em sua sede com a presença das instâncias e conselhos superiores: Conselho Nacional do Brasil e Conselho Metropolitano da Bahia e Sergipe da SSCP (Sociedade de São Vicente de Paulo), entendendo ser esta a melhor solução diante de todas as situações adversas vividas por nossa instituição nos últimos tempos”, diz trecho do ofício.
Lar da Criança Vicentina, 33 anos de serviços sociais prestados em Paulo Afonso
A proposta de criação do Lar da Criança aconteceu em 16 de outubro de 1989, depois de uma assembleia geral entre conselheiros, sócios e diretores do Serviço de Assistência ao Menor de Paulo Afonso (SAMPA) que decidiram por unanimidade fechá-lo e incorporar seu patrimônio à sociedade São Vicente de Paulo.
‘Lar da Criança’, foi o nome dado pelo então bispo da diocese de Paulo Afonso dom Aloysio Leal Penna. Em maio de 1990 foram iniciadas suas atividades com sede na Rua São Luiz, no centro de Paulo Afonso. Durante 33 anos, milhares de crianças e adolescentes passaram pelos cuidados dos educadores sociais e voluntários do Lar da Criança Vicentina.