
Os meninos que trouxeram a taça do Campeonato Interestadual para Paulo Afonso, neste fim de semana, na disputa ocorrida em Santa Brígida-BA, contra a seleção local, sequer eram nascidos quando o município tinha representatividade forte e colecionava títulos em níveis regionais.
Só a equipe técnica lembra dos feitos. Os jovens jogadores cresceram sem qualquer referência. Sem estádio, sem organização e só com o desejo de ver o esporte ganhar fôlego e condução amadurecida. “Nesse esporte você investe hoje, amanhã e depois, para colher no futuro, entende?”, disse o presidente da Liga Desportiva de Paulo Afonso, Jorge Catimbó.
O título, convém dizer, não deve servir para ilusões. A equipe técnica é bastante sensata quando analisa as possibilidades e disse que em primeiro lugar, é preciso construir o que seria ‘a casa do futebol’, que não é o Álvaro de Carvalho ‘Ruberleno’.
“A vila olímpica terá essa atribuição, a partir do funcionamento dela nós já teremos a referência para treinos, a parte estrutural”, completou Catimbó.

O futebol precisa de estrutura, mas não é só isso. Os investimentos devem ser contínuos e a iniciativa privada precisa também se mover. Com justiça, não fosse exclusivamente a iniciativa pública o futebol de Paulo Afonso não ensaiaria seu retorno.
O campeonato
“Nós tivemos um planejamento desde o início para esse Intermunicipal, serviu como um laboratório porque nós renovamos toda a seleção de Paulo Afonso, chamamos os novos para vestir a camisa, que era preciso dar vida a esse esporte; começamos o trabalho planejando com foco nesse campeonato, mas Paulo Afonso precisa voltar ao cenário baiano. Ano passado vencemos o campeonato da 10ª Região, era outro plantel e hoje temos esse título que faltava na nossa galeria; vamos brigar pelo Interestadual Baiano, nosso maior objetivo”, declarou o técnico, Eraldo Rocha Filho.
Os jogos
As seleções vieram dos estados da Bahia e Alagoas: Santa Brígida, Glória, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Delmiro Gouveia, Inhapi dentre outras. Os jogos foram divididos em duas chaves simples, e as disputas duraram três meses.
“Nós não éramos os favoritos. O time foi se acertando ao longo desse tempo”, comentou Catimbó. O que importa para os meninos é comemorar o triunfo e sonhar. À imprensa esportiva [também sofredora], ao poder público e à iniciativa privada, cumpre garantir os meios, sempre lembrando que o futebol é uma atividade que faz bem ao corpo e a alma, cujo impacto social positivo é inegável.
Parabéns a toda comissão técnica e aos jogadores.
Quem sabe este seja um pontapé inicial para uma mudança digna no destino do nosso futebol Paulafonsino.
Paulo Afonso tem que disputar o baianão até Jacobina que não chega nem ao pés de Paulo Afonso em estrutura já tem um time na primeira divisão do bainão ja ta mais do que na hora de Paulo Afonso aparecer no cenário do esporte do estado.
Parabéns aos Amigos, Eraldinho, Catimbó a toda comissão técnica e aos atletas, pelo carinho e dedicação a que honraram a bela camisa da seleção de paulo Afonso.
Fico aqui torcendo para que um sonho antigo que tenho e que prometi que um dia sendo Prefeito desta maravilhosa cidade, daria de presente as crianças, jovens e aos pais, uma Vila Olímpica e dentro dela um estádio com dimensões oficiais, e uma arquibancada para 5 mil torcedores e que a mesma funcionaria em tempo integral, com todo suporte, escolar, alimentar, material e com profissionais sérios e capacitados para a preparação de atletas de potencial, para disputa de grandes competições em todas as modalidades. Além de investir nos nossos esportes queridos o FUTEBOL, que outrora, já levou muitos torcedores “apaixonados” ao Álvaro de Carvalho, onde fiz muitas cobertura, com muito amor e dedicação, pelas Rádio Cultura e RBN e fiz muitos amigos e também admiradores. E não esquecendo o brioso FUTSAL.
Parabéns “Velhos e Novos Guerreiros”. E contem Comigo sempre!!
A nossa cidade tem porte suficiente para isso HUGO. E um sonho seu e de muitos amantes do esporte. Acredito que será um sonho que vai ser realizado.
PARABÉNS AOS VERDADEIROS LUTADORES PARA QUE NOSSO FUTEBOL VOLTE A BRILHAR, MEUS AMIGOS ERALDINHO, JORGE CATIMBÓ E ANDREZINHO, O ESFORÇO DE CADA ATLETA TEM QUE SER DIA A DIA, POIS UMA EQUIPE VENCEDORA É FORMADA POR ATLETAS DEDICADOS E PROFISSIONAIS ACIMA DE TUDO.
Parabens Paulo Afonso. Hoje estamos vendo uma comissão técnica onde temos verdadeiros atletas do passado glorioso da nossa cidade. Um orgulho especial por ser irmão do técnico ERALDINHO e amigos dos demais…. Desejo que essa conquista seja apenas o inicio de várias conquistas para o torcedor fiel de Paulo Afonso. SUCESSO.