A bancada baiana na Câmara dos Deputados está dividida ao meio quanto ao voto a ser dado no relatório que será encaminhado ao plenário nesta quinta-feira (13). Dos 39 deputados federais, 16 declararam voto favorável ao prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) e outros 16 votarão pelo arquivamento da denúncia, seja por opção pessoal ou por determinação partidária.

PR, PMDB, PRB, PSD e PP fecharam questão e, portanto, os parlamentares destas siglas devem votar pelo fim da tramitação do processo sob pena de perderem o mandato. Dos 16 mencionados acima, não estão inclusos os deputados do PSD, José Nunes e Sérgio Britto. Ambos tentam liberação da legenda para votar pelo prosseguimento, contudo, caso não consigam a autorização tendem a votar com o partido, ou seja, pelo arquivamento.
Do DEM, apenas José Carlos Aleluia afirmou que votará contra o prosseguimento da denúncia. Elmar Nascimento e Paulo Azi não declararam voto optando por revelar apenas quando da votação nominal em plenário. Cláudio Cajado, Uldurico (PV) e Irmão Lázaro não foram localizados pela reportagem do BNews para se posicionar.
A votação da CCJ acontece nesta quinta-feira e o governo construiu maioria “artificial” no colegiado a partir das inúmeras trocas que fez ao longo das duas últimas semanas. Tirou deputados que votariam pela continuidade e colocou os declaradamente contrários. Deste modo, o colegiado dificilmente refletirá o resultado do plenário.
Por outro lado, uma questão de convenção negociada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) determina que abrir a sessão de votação do parecer que será aprovado na CCJ é preciso ter 342 deputados com a presença registrada em painel. O número é exatamente o mesmo de votos que são necessários para a continuidade da ação.
O interessante é que os parlamentares que defendem a continuidade não somam 342 votos neste momento. Portanto, se levado a plenário a tendência é o arquivamento. No entanto, a tropa de choque do presidente Temer não acredita que conseguirá ter 342 deputados no plenário para abrir a sessão.
Acontece o seguinte: se os que defendem o arquivamento não estiveram em número suficiente para abrir a sessão, ou seja, 342, a votação fica para após o recesso. Contudo, se colocarem a fatura estará liquidada e a matéria arquivada.
Veja como votam os baianos:
AFONSO FLORENCE PT/BA (S)
ALICE PORTUGAL PCdoB/BA (S)
ANTONIO BRITO PSD/BA (N)
ARTHUR OLIVEIRA MAIA PPS/BA (N)
BACELAR PODEMOS/BA (S)
BEBETO PSB/BA (S)
BENITO GAMA PTB/BA (N)
CACÁ LEÃO PP/BA (S)
CAETANO PT/BA (S)
CLAUDIO CAJADO DEM/BA (S)
DANIEL ALMEIDA PCdoB/BA (S)
DAVIDSON MAGALHÃES PCdoB/BA (S)
ELMAR NASCIMENTO DEM/BA (N)
ERIVELTON SANTANA PEN/BA (N)
FÉLIX MENDONÇA JÚNIOR PDT/BA (S)
IRMÃO LAZARO PSC/BA (?)
JOÃO CARLOS BACELAR PR/BA (N)
JOÃO GUALBERTO PSDB/BA (S)
JORGE SOLLA PT/BA (S)
JOSÉ CARLOS ALELUIA DEM/BA (N)
JOSÉ CARLOS ARAÚJO PR/BA (N)
JOSÉ NUNES PSD/BA *
JOSÉ ROCHA PR/BA (N)
JUTAHY JUNIOR PSDB/BA (S)
LUCIO VIEIRA LIMA PMDB/BA (N)
MÁRCIO MARINHO PRB/BA (N)
MARCOS MEDRADO PODE/BA (S)
MÁRIO NEGROMONTE JR. PP/BA (N)
NELSON PELLEGRINO PT/BA (S)
PASTOR LUCIANO BRAGA PRB/BA (N)
PAULO AZI DEM/BA (?)
PAULO MAGALHÃES PSD/BA (N)
ROBERTO BRITTO PP/BA (N)
ROBINSON ALMEIDA PT/BA (S)
RONALDO CARLETTO: PP/BA (N)
SÉRGIO BRITO PSD/BA *
ULDURICO JUNIOR PV/BA (?)
VALMIR ASSUNÇÃO PT/BA (S)
WALDENOR PEREIRA PT/BA (S)
OS QUE TERAM A OPÇÃO DO NÃO TERÃO QUE TAMBÉM SEREM ANALIZADOS EM 2018.
PARABÉNS MÁRIO JUNIOR, POR TER VOTADO NÃO, COM ESSA SUA DECISÃO MEU VOTO CONTINUA SENDO SEU. OS DEPUTADOS QUE QUEREM TIRAR TEMER, SÃO OS QUE COMIA MOLE. TEMER ESTÁ DANDO CONCRETO E CIMENTO ARMADO PARA ELES AI ESTÃO ACHANDO DURO DE MAIS . PARABÉNS TAMBÉM PARA O GRANDE JUIZ SERGIO MOR , POR TER CONDENADO A NOVE ANOS E SEIS MESES O BANDIDO DA LUZ VERMELHA DA POLÍTICA BRASILEIRA. ESSE BANDIDO JUNTAMENTE COM OS COMPARSAS DO PT AFUNDARAM O PAÍS, AGORA ELE QUER DA UMA DE INOCENTE. QUEM NÃO TE CONHECE QUE TE COMPRE, SAPO BARBUDO DO PT!