16 de agosto de 2025

Bônus regional na UNIVASF: apenas 3 de cada 10 alunos de Medicina em Paulo Afonso são da região

Por

Redação (pa4.com.br) com g1

Estudantes do Vale do São Francisco reivindicam aprovação de bônus regional na Univasf

 

 

Univasf – Campus Paulo Afonso

Estudantes de Petrolina, no Sertão de Pernambucano, Juazeiro e Paulo Afonso, na Bahia, e outros municípios que fazem parte da área de abrangência da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), estão realizando uma campanha para que seja implementado na instituição um sistema de bônus regional. A ideia, é garantir que mais pessoas da região tenham acesso aos cursos oferecidos na universidade.

“Nossa campanha tem duas propostas. A primeira, aumentar as cotas de escolas públicas de 50 para 60%. No casso, ficaria 40 % para ampla concorrência. E a questão do bônus regional, que são pontos que serão adicionados na nota do Enem do aluno do Sertão”, explica Pedro Suprine Liceu, representante da União de Estudantes Secundaristas de Petrolina (UESP).

Se aprovado, o bônus regional vai adicionar uma pontuação extra na nota do Enem de estudantes locais. “Se ele tirar 600 no Enem, ele vai ficar com 690. Uma adição que ajuda bastante”, destaca Pedro.

Uma comissão criada pelo Conselho Universitário (Conuni), formada por universitários, professores e a comunidade externa, elaborou um relatório, com dados sobre o perfil dos estudantes egressos da Univasf, ao longo dos 17 anos de implantação da Universidade.

Medicina em Paulo Afonso: apenas 33% dos alunos são da região

O documento dá destaque para a origem desses estudantes. O relatório aponta que, em Petrolina, 55% dos estudantes do curso de medicina são do Vale do São Francisco. No curso de medicina no campus de Paulo Afonso, na Bahia, apenas 33 % dos alunos são da região. Diferente de medicina, os estudantes do Vale do São Francisco são maioria nos outros cursos oferecidos na Univasf, 90%.

“Estamos aguardando a convocação para uma reunião extraordinária, prevista para o dia 16, em que o Conselho Universitário poderá avaliar e aprovar nosso relatório”, afirma Samara Régia de Andrade, Membro da Comissão de Bonificação da Univasf.

O sistema de bonificação já é realidade em outras instituições de ensino superior do Nordeste. Na Universidade Federal de Pernambuco, na Universidade Federal de Alagoas, na Universidade Federal do Maranhão e na Universidade de Pernambuco, os bônus variam de 10 a 20 %.

Desde 2009, o de estudantes na Univasf é feito por meio do Sisu, que adota as notas obtidas no Enem. A expectativa é que a votação e aprovação do bônus regional abra mais portas e oportunidades para os estudantes do Sertão.

“Esperamos que a Univasf aprove essa campanha para que mais estudantes sertanejos possam entrar na Univasf”, diz Pedro Suprine.

Em entrevista ao GR1, o pró-reitor de ensino da Univasf, Adelson de Oliveira, falou sobre ao processo para adoção do bônus regional na universidade. (Confira no vídeo acima).

A Univasf está presente nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. A universidade oferece 35 cursos de graduação, dos quais 30 são presenciais e cinco na modalidade de educação a distância, nos municípios de Petrolina e Salgueiro (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA), e Serra da Capivara (PI).

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 5

  1. Laércio paz says:

    Criado em 1998, o Exame NACIONAL do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica.
    Como o próprio nome esclarece o exame é nacional.
    A Constituição Federal vigente, no seu artigo 24, inciso IX, determina que compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar, concorrentemente, sobre educação, cultura, ensino e desporto.
    Portanto, a Universidade, ou grupos de pessoas não tem competência para legislar sobre o ENEM.
    Isso vai de encontro aos princípios da Administração Pública e pode ensejar via MPF uma ação contra os responsáveis por essa ilegalidade e ferindo os ideais da igualdade, isonomia e meritocracia, dentre muitos outros.
    Portanto, o correto é solicitar, via Ministério da Educação, a alteração das normas.
    Era esse exemplo correto que esperávamos hprincipalmente das Univerdades Federais, órgãos encarregados de promover na prática a Educação no Brasil.
    Dessa forma, acredito estarem ilegalmente desconstruindo a racio legis do ENEM, a fim de atenderem interesses pessoais.

    • Opnião sincera says:

      Somos todos movidos por interesse pessoal, isso é inegavelmente algo inerente ao ser humano.
      Você fez uma retomada histórica produtiva, porem com alguns erros vergonhosos que nem vou citar, sobre legislar sobre educação, legislação…
      enfim não convém citar.

      Uma coisa é igualdade outra coisa é equidade,,,
      Igualdade seria colocar dois serem humanos numa corrida, um anão e um gigante para correrem uma maratona numa pista de igual extensão. Já sabemos quem ganha não é?
      Outra coisa seria proporcionar condições proporcionais -Isso é equidade- Não há qualquer ilegalidade no ato, se assim fosse o bônus deveria ser extinto em todas as universidades circunvizinhas às áreas de atuação da Univasf. No tocante a união legislar ou definir regras devemos lembrar que o conceito de UNIÂO se dá através do entendimento das suas instituições, seus conselhos e representantes legais. o bônus está posto, prego batido e ponta virada.
      Lembrando que a UNIVASF foi uma das poucas última instituições do nordeste a adotar a política de Bônus. Isso sim nos colocou em igualdade isonomia ou qualquer outra coisa que queira nomear.

  2. AVIAÇÃO NAS MINHAS VEIAS says:

    No ano de 2000 eu tentei 3 vezes a vaga da Uneb prá administração e tinha 6000 candidatos prá apenas 300 vagas
    É lógico que nem todo mundo pode entrar na faculdade

  3. Vão estudar says:

    Deve ser porque de cada 10 jovens pauloafonsinos, apenas 3 dedicam-se de fato para pleitear uma vaga num curso de medicina. Não acho que a saída seja nivelar por baixo, criando artifícios e bônus pra enfiar gente despreparada goela abaixo num curso de medicina numa instituição pública federal. Já existe a política nacional de cotas. Se nem assim as pessoas conseguem adentrar no curso, há de se pensar que, talvez, ainda não esteja num nível que o permita. O vestibular existe exatamente para selecionar os melhores e mais preparados. Nem todo mundo tem condições de ser médico e isso é um fato.

    • Opnião sincera says:

      Que comentário medíocre!! – Não me interprete mal coleguinha, por favor. Esse “medíocre” é de ser na média mesmo.
      90% da população tem essa opinião rasa.
      Temos ao redor da nossa querida Paulo Afonso algumas Universidades Estaduais e Federais, a exemplo da UFS, UFPE, UNEB, UFRB, entre outras que ofertam o curso de medicina. A bonificação não abre margem para que os despreparados e de opinião rasa adentre as portas das universidades, apenas equilibra a regra de jogo que já vem sendo imposta em alguns anos em estados vizinhos. Ou seja: Existe bônus regional em Serjipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba…
      O fato é, se não houvesse bônus em nenhum desses estados o bônus Regional proposto e aprovado pelo CONUNI não se justificaria, mas já que existe um impedimento pra que nós Pauloafonsinos adentremos a esses campi porque não termos a mesma política em Paulo Afonso também.

      O déficit educacional em nossa região é notório até nos colégios particulares, o que justifica estudar língua inglesa 8 anos e não sair com fluência? será que o problema está só no aluno? Estudei na rede pública e particular tive em um dos anos no colégio estadual professores que me deram aula no sete de setembro e a conduta dos mesmos era totalmente diferente em ambas instituições (por pura falta de vergonha na cara)
      Antes de emitir um parecer ridículo desses procure se embasar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!